Mundo

EUA: setor privado cria 145 mil vagas em março, abaixo do esperado

Já o número de empregos criados em fevereiro foi revisado para cima, de 242 mil a 261 mil

O setor privado dos EUA criou 145 mil vagas de empregos em março, segundo a pesquisa com ajustes sazonais divulgada nesta quarta-feira (5), pela ADP.

O resultado veio bem abaixo do esperado por analistas do The Wall Street Journal. A expectativa era que a geração de postos de trabalho seria de 210 mil no mês passado.

A pesquisa da ADP, que adotou nova metodologia em 2022, também mostrou que os salários no setor privado tiveram expansão média anual de 6,9% em março.

O número de empregos criados em fevereiro, por sua vez, foi revisado para cima, de 242 mil a 261 mil.

Na próxima sexta-feira (7), os EUA divulgam seu relatório oficial de emprego, conhecido como payroll, que engloba dados dos setores privado e público.

PCE dos EUA: núcleo da inflação do consumo sobe 0,3% em fevereiro

O núcleo do Índice de Preços de Gastos com Consumo (PCE, na sigla em inglês) dos EUA subiu 0,3% em fevereiro ante janeiro e 4,6% na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (31) pelo Departamento de Comércio americano.

O resultado veio abaixo do esperado pelo mercado. O consenso Refinitiv previa uma alta mensal de 0,4% e anual de 4,7%.

O PCE é um dos indicadores mais importantes do Fed (Federal Reserve, Banco Central dos EUA) e exclui variações consideradas mais voláteis, como energia e alimentos. Considerando esses preços, a inflação de consumo americana foi de 0,3% na base mensal e de 5,0% na anual em fevereiro.