Mundo

EUA suspendem todos os voos por falha em sistema

Sistema aéreo denominado "Notam" caiu na manhã desta quarta-feira (11) e não tem previsão de volta à normalidade

A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, em inglês) ordenou o cancelamento temporário de todos os voos do país, nesta quarta-feira (11). A medida foi tomada após a queda de um sistema de controle aéreo do país. 

O sistema aéreo do país norte-americano que caiu foi o “Notam”. Esse sistema alerta pilotos e funcionários de bordo sobre perigos ou alterações relevantes em aeroportos. 

A administração de aviação dos EUA autorizou somente voos militares e de resgate médico a decolarem. 

O presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou que está acompanhando o caso e destacou que os voos que chegam aos aeroportos podem pousar com segurança. 

“A FAA ordenou que as companhias aéreas suspendessem todas as partidas domésticas até as 9h [11h de Brasília] para permitir que a agência validasse a integridade das informações de voo e segurança”, informou a administradora, em nota.

The FAA is working to restore its Notice to Air Missions System. We are performing final validation checks and reloading the system now.

Operations across the National Airspace System are affected.

We will provide frequent updates as we make progress.
— The FAA ?? (@FAANews) January 11, 2023

Sistema Notam 

O Notam, sigla que significa “Aviso aos Aeronavegantes”, é um sistema internacional de mensagens que informa sobre alterações ou riscos aéreos. 

Esse sistema pode alertar, por exemplo, sobre uma pista interditada, o fechamento de espaço áereo, falha em equipamentos de auxílio ou alguma orientação geral. Apesar de ser pública, as mensagens enviadas pelo sistema Notam são codificadas.