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Gol (GOLL4): justiça dos EUA aceita pedido de recuperação judicial

Tribunal de Falência dos EUA aceitou pedido de Chapter 11; dívidas que somam R$ 20 bilhões

O Tribunal de Falência dos EUA aceitou, nesta sexta-feira (26), o pedido de Chapter 11 feito pela Gol (GOLL4), na quinta-feira (25). O processo é equivalente ao de recuperação judicial no Brasil, que permite que a empresa possa captar recursos e fazer uma reestruturação financeira enquanto preserva sua operação. As informações são do Estadão/Broadcast.

Ao conceder a decisão, o juiz Martin Glenn, explicou que todas as partes, incluindo pessoas físicas, sócios, corporações, nacionais ou estrangeiras, estão proibidas de tomar várias ações. Entre elas, obter bens ou propriedades da Gol e iniciar ou continuar qualquer ação judicial ou administrativa contra a empresa.

Além disso, em sua decisão, o juiz ressaltou que as partes estão proibidas de revogar, suspender pu se negar a renovar licenças já concedidas à companhia aérea.

A companhia afirma que recorreu ao Chapter 11 para reestruturar suas obrigações financeiras de curto prazo e também fortalecer sua estrutura de capital no longo prazo.

Com dívidas que somam R$ 20 bilhões. A companhia aérea contratou a consultoria Seabury para buscar a renegociação de dívidas.

“A GOL vem empreendendo esforços significativos para oferecer a melhor experiência de viagem aos Clientes, ao mesmo tempo em que melhorou sua lucratividade e posição financeira”, diz Celso Ferrer, CEO da empresa, no comunicado.

CEO acredita que reestruturação dure menos de 2 anos

O CEO da Gol (GOLL4), Celso Ferrer, aposta suas fichas em uma rápida reestruturação da companhia. Apesar de não especificar uma data, em entrevista para o Estadão/Bloomberg, ele disse acreditar que dure “significativamente menos” do que o de outras companhias aéreas da América Latina. A Latam e Avianca, por exemplo, demoraram cerca de dois anos.

Ferrer avaliou o processo de reestruturação das duas empresas como bem sucedido, mas avalia que o momento atual é mais favorável para a Gol. “Não estamos em uma pandemia, é um cenário de demanda consistente”, afirmou.

Para Ferrer, a operação da Gol é mais simples, com apenas um tipo de aeronave, o que deve também contribuir para agilizar a conclusão do Chapter 11. O executivo também avalia que o fato de a empresa ter feito dois rounds de negociação com lessores em 2023 deve também garantir que essas conversas sejam concluídas com sucesso em pouco tempo.

O CEO da Gol afirmou que o objetivo é melhorar a estrutura de caixa da companhia, diminuindo a alavancagem e mantendo as operações normalmente.