Mundo

IA: UE pressiona Big techs para identificar conteúdos de IA

capacidade das IAs de criar conteúdo e recursos visuais complexos levanta “novos desafios na luta contra a desinformação”

A UE (União Europeia) quer que conteúdos produzidos por IA (inteligência artificial) e para isso, as big techs como Google, Meta e Tiktok estão sendo pressionadas a intensificar a luta contra informações falsas, adicionando rótulos a textos, fotos e outros conteúdos produzido pelos Chatbots, segundo a vice-presidente da Comissão Europeia, Vera Jourova.

Ela afirmou que a capacidade de uma nova geração de chatbots de IA de criar conteúdo e recursos visuais complexos em segundos levanta “novos desafios para a luta contra a desinformação”.

Jourova revelou que solicitou ao Google, Meta, Microsoft, TikTok e outras empresas de tecnologia que aderiram ao acordo voluntário do bloco de 27 nações para combater a desinformação que trabalhem na resolução dos problemas relacionados à IA.

Ela ainda destacou a necessidade de implementar salvaguardas nas plataformas online que incorporaram a tecnologia de IA generativa em seus serviços, citando exemplos como o mecanismo de busca Bing da Microsoft e o chatbot Bard do Google. Essas medidas são essenciais para prevenir que “agentes maliciosos” utilizem a IA para disseminar desinformação. A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa em Bruxelas.

As empresas que oferecem serviços com potencial para espalhar desinformação gerada por IA devem implantar tecnologia para “reconhecer esse conteúdo e rotulá-lo claramente para os usuários”, defendeu ela.

Jourova disse que os regulamentos da UE visam proteger a liberdade de expressão, mas, quando se trata de IA, “não vejo nenhum direito para as máquinas terem liberdade de expressão”. Fonte: Associated Press.

OpenAI volta atrás e diz que não tem planos de sair da UE

Sam Altman, CEO do OpenAI, se contrariou nesta sexta-feira (26), após afirmar que a empresa dona do ChatGPT não tem planos para sair da UE (União Europeia). Na quarta-feira (24), o mesmo Altman ameaçou retirar a empresa e seus serviços do bloco, caso a regulamentação da Lei da IA não fosse possível cumprir.

A União Europeia está trabalhando no que poderá ser o primeiro conjunto de regras para regulamentar a tecnologia de inteligência artificial e Altman disse na quarta-feira que o atual rascunho da Lei de IA do bloco está “regulamentando demais”.