Mundo

Ibovespa abre em queda repercutindo arcabouço fiscal, dólar avança

A agenda está esvaziada no Brasil, com as atenções voltadas para a aprovação da urgência da proposta do novo arcabouço fiscal.

O Ibovespa abriu em queda de 0,14% nesta quinta-feira (18), cotado aos pontos. O dólar abriu o pregão registrando alta de 0,40, cotado a R$ 4,9583.

A agenda está esvaziada no Brasil, com as atenções voltadas para a aprovação da urgência da proposta do novo arcabouço fiscal, que deve ser levada ao plenário na próxima semana. Além disso, ocorre a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), que não deve abordar a meta de inflação neste momento.

Já no cenário internacional, os investidores acompanham as discussões sobre a elevação do teto da dívida norte-americana. A expectativa de que um acordo entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e os líderes do Congresso esteja próximo para evitar o calote elevou o otimismo do mercado.

Bolsas asiáticas

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta quinta, seguindo o tom positivo de Wall Street em meio a esperanças de que os Estados Unidos consigam chegar a um acordo sobre o teto de sua dívida nos próximos dias. Joe Biden, também se mostrou confiante de que o atual impasse sobre o teto da dívida será superado antes de embarcar para participar da cúpula do G7 no Japão.

 SSE Composite: 3.297,32 (+0,40%)

 Nikkei 225: 30.573,93 (+1,60%)

Hang Seng: 19.727,25 (+0,85%)

 KOSPI: 2.515,40 (+0,83%)

TAIEX: 16.101,88 (+1,11%)

Bolsas Europeias

Os mercados europeus operam em alta na sua maioria nesta quinta-feira (18), conforme as negociações sobre o teto da dívida avançam. O presidente da Câmara norte-americana, Kevin McCarthy, disse que agora existe um “processo melhor” para novas negociações, dizendo que é “possível chegar a um acordo até o final da semana”.

Cotação dos principais índices europeus (8h10):

 STOXX 600: (+0,62%)

 DAX 30: (+1,68%)

FTSE 100: (+0,59%)

CAC 40: (+0,96%)

 FTSE MIB: (+1,11%)

 IBEX 35: (+0,73%)

 PSI: (-0,12%)

Notícias corporativas

A Câmara dos Deputados instalou nesta quarta-feira (17) a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que visa investigar a fraude fiscal bilionária nas Lojas Americanas (AMER3). Os congressistas vão investigar as inconsistências contábeis na varejista. A CPI das Americanas terá 27 titulares e igual número de suplentes. As comissões têm poderes de investigação semelhantes às autoridades judiciais. Podem convocar autoridades, requisitar documentos e quebrar sigilos pelo voto da maioria dos integrantes. As informações são da Agência Brasil.

A Ânima Educação (ANIM3) está em conversas com bancos para buscar um sócio para o seu negócio, segundo informações do jornal “Valor Econômico”. De acordo com a publicação, a empresa planeja atrair fundos para o seu negócio, mas o modelo da transação ainda não está fechado. O mandato para buscar esse investidor ainda não está fechado — a companhia tem engatado conversas nas últimas semanas na Faria Lima. 

 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile