Mundo

Ilan Goldfajn começa mandato no BID em 19 de dezembro

Segundo coordenador da campanha de Goldfajn, executivo irá projetar o Brasil na esfera internacional.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) divulgou comunicado oficial, neste domingo (20), com mais detalhes sobre o mandato de Ilan Goldfajn, eleito presidente do BID em reunião da Assembleia de Governadores do Banco, na presente data. De acordo com o comunicado, Goldfajn iniciará o mandato de cinco anos a frente da instituição no dia 19 de dezembro de 2022. 

Goldfajn será responsável por supervisionar operações e administração do BID. Segundo comunicado do banco, o executivo irá presidir o Conselho de Diretores Executivos do BID e o Conselho de Diretores Executivos do BID Invest. Além disso, o ComiTtê de Doadores do BID Lab, laboratório do banco para projetos inovadores de desenvolvimento, também será responsabilidade do ex-presidente do BC. 

Veja também: Ilan Goldfajn é eleito presidente do BID

De acordo com Lucas Ferraz, secretário de Comércio Exterior que atuou na coordenação da campanha de Goldfajn, o executivo irá projetar o Brasil na esfera internacional. As informações são do jornal Valor Econômico.  

“Trata-se de um dos economistas mais respeitados do país, com sólida experiência no setores público e privado, capacitado para enfrentar os principais desafios do desenvolvimento econômico da região”, disse Goldfajn ao jornal.

Ilan deverá contribuir para pautas como mudanças climáticas, infraestrutura regional e no combate à pobreza e às desigualdades de renda e gênero.

Apesar de ser uma candidatura do Estado brasileiro, o governo desta instituição tende a ser feito para benefício de toda a região, destacou Ferraz.

Goldfajn comandou o Banco Central entre 2016 e 2019, indicado por Michel Temer (MDB). O executivo de 56 anos ocupava, atualmente, o cargo de diretor de Hemisfério Ocidental do FMI (Fundo Monetário Internacional).