Mundo

Inflação anual na Zona do Euro sobe para 10% em setembro

Resultado é o maior da série história iniciada em janeiro de 1997

O escritório de estatísticas da União Europeia, Eurostat, divulgou nesta sexta-feira (30) a estimativa da inflação anual ao consumidor na Zona do Euro (CPI, em inglês), que subiu para 10% em setembro. Em agosto, a CPI foi de 9,1%. 

O consenso Refinitiv estimava uma inflação anualizada em 9,7%. A inflação na Zona do Euro foi puxada pelos preços de energia, que tiveram alta de 40,8% em setembro frente ao mesmo período de 2021. 

Alimentos, álcool e tabaco também registraram uma alta significativa de 11,8%. Bens industriais não energéticos subiram 5,6% e serviços teve alta de 4,3% neste mês. Vale lembrar que o resultado de 10% de alta em setembro é o maior da série história, que teve início em janeiro de 1997. 

No começo deste mês, o Banco Central Europeu (BCE) aumentou a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual, com o intuito de conter a inflação. 

A crise energética, porém, seguiu pressionando os preços ao consumidor. Esta crise tem sido agravada pela guerra na Ucrânia. 

Entre as principais economias da Zona do Euro, Alemanha registrou inflação de 10,9% em setembro, França 9,5% e Espanha 9,3%.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile