Mundo

Inflação da zona do euro sobe 1,5% em outubro

Número teve revisão para baixo, mas ainda é recorde, segundo dados da Eurostat

A taxa anual de inflação ao consumidor (CPI, em inglês) da zona do euro ficou em 10,6% em outubro na comparação ano a ano, após ter ficado em 9,9% em setembro. No ano anterior, a taxa estava em 4,1%. Na comparação mês a mês, a inflação foi de 1,5%, segundo dados divulgados pelo escritório de estatísticas da União Europeia, o Eurostat.

O dado veio em linha com as projeções. No bloco como um todo, a inflação anual da zona do euro foi de 11,5% em outubro deste ano, frente 10,9% em setembro. No mesmo período do ano anterior, a taxa era de 4,4%.

Veja também: Inflação nos EUA vem abaixo do esperado em outubro

As taxas anuais mais baixas foram registradas na França (7,1%), Espanha (7,3%) e Malta (7,4%). Por outro lado, as mais elevadas foram na Estônia (22,5%), Lituânia (22,1%) e Hungria (21,9%).

Em relação ao mês de setembro, a inflação anual teve queda em onze Estados-Membros, manteve-se estável em três e aumentou em treze.

Um dos setores responsáveis por puxar a alta da inflação anual foi o de energia, que teve influencia de 4,44 pontos percentuais no número final da inflação anual. Os preços de energia subiram 41,5% em outubro frente ao ano anterior.

O Banco Central Europeu (BCE) tem como meta manter a inflação na zona do euro em 2% a médio prazo. O banco tem aumentado as taxas de juros desde o mês de julho para conter o aumento dos preços.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile