O PMI dos EUA, que corresponde ao índice de gerente de compras composto, fechará com alta este mês. Segundo a leitura preliminar da S&P Global, o índice ficará entre 50,9 a 52,3 pontos na contagem entre dezembro e janeiro, esse é o maior patamar dos últimos 7 meses.
Economistas do The Wall Street Journal já haviam feito uma previsão do resultado do PMI dos EUA, com pontuação de 50,3, contudo a leitura preliminar da S&P superou o consenso.
Já outros índices, como o PMI de serviços, por sua vez, registrou alta também, saindo de 51,4 a 51,9 pontos no mesmo período. Esses dados também apontam maior patamar dos últimos 7 meses e a leitura foi na contramão da previsão de estabilidade em 51,4 pontos, como indicava o consenso.
Outros dados do PMI dos EUA
Além desses dois índices citados anteriormente, a S&P Global também realizou a leitura do PMI industrial americano que subiu de 47,9 a 50,3 pontos e conseguiu alcançar seu patamar mais elevado no período de 15 meses. A expectativa que o mercado tinha para esse indicado era que ele se mantivesse com a mesma pontuação, 47,9.
“Um início de ano encorajador é sinalizado para a economia dos EUA pelos dados do PMI, com as empresas a reportando uma aceleração acentuada do crescimento, juntamente com um arrefecimento acentuado das pressões inflacionistas.”, diz Chris Williamson, economista-chefe de negócios da S&P Global.
O que é o índice de gerente de compras?
Os diferentes índices do PMI são as formas utilizadas para fazer a avaliação das atividades dos setores da economia e medir seu desenvolvimento. As pesquisas desse indicador são feitas mensalmente e não por órgãos do governo, mas por uma empresa privada.
Além de medir e acompanhar o desempenho dos setores do mercado, o PMI dos EUA, assim como de outros países, serve também para orientar as ações dos profissionais que atuam nos diversos ramos de negócio.