Mundo

Liz Truss é eleita primeira-ministra do Reino Unido

Liz Truss venceu com 81.326 votos, contra 60.399 votos para Rishi Sunak, antigo ministro da Economia

Liz Truss confirmou seu enorme favoritismo e foi eleita a nova primeira-ministra do Reino Unido pelo Partido Conservador. Ela será nomeada ao cargo nesta terça-feira (6), após o ex-ministro Boris Johson visitar a rainha Isabel II na Escócia para apresentar oficialmente sua demissão. 

O anúncio da vitória de Liz Truss foi feito por Graham Brady, deputado e presidente do influente Comitê 1922 – grupo parlamentar do Partido Conservador. Segundo ele, a nova premiê venceu com 81.326 votos, contra 60.399 votos para Rishi Sunak, antigo ministro da Economia. 

A nova premiê era considerada a candidata da continuidade, tendo passado por vários cargos nos governos conservadores. O último foi o de ministra dos Negócios Estrangeiros. 

A eleição da primeira-ministra encerra um processo de quase dois meses, quando Boris Johnson apresentou sua demissão após perder apoio de grande parte do Governo e do seu partido, em decorrência dos escândalos que mancharam Downing Street. 

O pleito não é propriamente popular, já que a escolha é feita dentro do próprio partido Conservador, por cerca de 172 mil militantes em meio a mais de 40 milhões de eleitores. Com isso, Truss foi eleita apenas por 0,3% de toda a população. 

Liz Truss é a terceira mulher chefe de governo no Reino Unido

Truss se tornou a terceira mulher a ocupar o cargo. A pioneira foi Margaret Thatcher, conhecida como a “dama de ferro”. Exercendo a função entre 1979 e 1990, foi a líder que por mais tempo permaneceu no poder durante o século 20.

Thatcher se formou em química no Somerville College, da Universidade de Oxford. Em 1959 foi eleita deputada representando o distrito de Finchley. Em 1970, se tornou secretária de Educação.

Em 1975, venceu Edward Heath e conquistou a liderança do Partido Conservador. Em 1979, a legenda venceu as eleições, com Thatcher se tornando a nova primeira-ministra, no lugar de James Callaghan.

A “Dama de Ferro” deixou o parlamento em 1992. No mesmo ano foi nomeada para a Câmara dos Lordes e recebeu o título de Baronesa Thatcher de Kesteven. Ela morreu em 2013, após sofrer um derrame, aos 87 anos.

A segunda mulher a ocupar a posição de primeira-ministra foi a conservadora Theresa May, tendo cumprido seu mandato entre 2016 e 2019.

Ela foi eleita para o parlamento em 1997. Ocupou o cargo de secretária de Educação e Emprego, entre 1999 a 2001; e de secretária de Transportes, Governo Local e Regiões, de 2001 a 2002.

Também acumula passagens como secretária da Família, de 2004 a 2005; secretária da Cultura, Mídia e Esporte, em 2005; líder da Câmara dos Comuns, de 2005 a 2009; e subsecretária parlamentar da Mulher e da Igualdade, em 2010 a 2012. De 2010 a 2016 esteve como secretária do Interior.

Sua renúncia aconteceu em 2019 devido a problemas durante o processo do Brexit, que retirou o Reino Unido da UE.

Histórico de Liz Truss

Natural de Oxford, no sudeste da Inglaterra, Elizabeth Truss, mais conhecida como Liz Truss, é formada em filosofia, política e economia, Merton College, que faz parte da Universidade de Oxford.

Ela entrou para o Parlamento Britânico em 2010, onde foi nomeada subsecretária de Estado Parlamentar para Educação e Assistência Infantil em setembro de 2012.

Posteriormente atuou como Secretária de Estado para Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais entre 2014 e 2016. Em seguida, assumiu a secretaria de Justiça, onde ficou até 2017. 

Até 2019, ficou como secretária-chefe do Tesouro. Depois, assumiu o Ministério para Mulheres e Igualdades no mesmo ano, ficando até setembro do ano passado, quando foi nomeada secretária de Relações Exteriores.

Em meio às coincidências da vida, Liz Truss atuou no papel de Margaret Thatcher em uma simulação das eleições gerais do Reino Unido em sua escola. Anos depois, ocupará o mesmo cargo da “Dama de Ferro”.  

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile