Mundo

Lula é recebido com honras militares por presidente de Portugal

Lula chegou a Portugal na sexta-feira (21), onde assina 13 acordos comerciais

Na manhã deste sábado (22), pelo horário de Portugal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recebido pelo presidente português, Marcelo Rabelo, com honras militares, na Praça do Império, em Lisboa. Em seguida participou da cerimônia de deposição de flores no túmulo do Luís de Camões, no Mosteiro dos Jerônimos. As informações são da Agência Brasil.

Lula chegou a Portugal na sexta-feira (21), onde assina 13 acordos comerciais, e depois segue para a Espanha, país com o qual serão assinados outros quatro acordos.

Pela tarde, o presidente brasileiro será recebido pelo primeiro-ministro português, António Costa, por ocasião da XIII Cimeira Luso-Brasileira. A previsão é que a Cimeira seja encerrada às 20h, pelo horário local.

Pelas redes sociais, Lula se manifestou sobre a visita a Portugal. “É sempre com grande prazer que me reúno com amigos portugueses. Hoje é especial: minha primeira visita de estado a Portugal neste terceiro mandato. E retribuo a visita que o presidente Marcelo Rebelo de Sousa fez ao Brasil na nossa posse”.

 

Assinatura de acordos comerciais

Lula desembarcou na manhã de sexta-feira (21) em Portugal para visita oficial ao país. É primeira viagem do presidente à Europa desde o início do seu terceiro mandato.

De acordo com o Palácio do Planalto, serão assinados pelo menos 13 acordos e parcerias firmados com o governo português, incluindo memorando de entendimento entre as agências espaciais do Brasil e de Portugal, entre as agências de cinema dos dois países para coprodução audiovisual e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com diversos ministérios do governo português.

Além disso, outro acordo prevê a concessão de equivalência aos ensinos fundamental e médio do Brasil aos de Portugal. Na lista, estão previstos ainda acordos nas áreas de energia, geologia, turismo e direitos humanos.

Desde a posse, no dia 1° de janeiro deste ano, Lula realizou viagens oficiais à Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China e Emirados Árabes Unidos.