Mundo

Morre Rainha Elizabeth II aos 96 anos

Rainha Elizabeth estava com problemas de saúde e sob supervisão médica na manhã desta quinta (8)

A Rainha Elizabeth II morreu, na tarde desta quinta-feira (8), aos 96 anos. A notícia foi anunciada pelo governo britânico. A morte aconteceu no Castelo Balmoral, na Escócia. 

Familiares da Rainha Elizabeth estavam no local. Entre eles, o príncipe Charles, o primeiro da ordem de sucessão. Aos 73 anos, Charles será o mais velho a assumir o trono. 

A saúde da monarca foi motivo de crescente preocupação desde outubro do ano passado, quando ela foi hospitalizada por um dia para ser submetida a “exames” médicos. Desde então, ela reduziu consideravelmente sua agenda, com aparições em público cada vez mais raras.

Elizabeth II nasceu em Londres, no dia 21 de abril de 1926. Em 20 de novembro de 1947, a monarca se caso com o tenente da Marinha Philip Mountbatten na Abadia de Westminster, em Londres. Philip morreu em abril de 2021, aos 99 anos.

O casal teve quatro filhos: o príncipe Charles (1948), a princesa Anne (1950), o príncipe Andrew (1960) e o príncipe Edward (1964). 

A rainha subiu ao trono após a morte do pai, em 6 de fevereiro de 1952. No dia em que seu pai morreu, Elizabeth II estava no Quênia em uma viagem real. Em 2 de junho de 1953, ela foi coroada na Abadia de Westminster. Sua coroação foi a primeira a ser televisionada.

Em 9 de setembro de 2015, Elizabeth II se tornou a monarca mais longeva do país em uma linha que se inicia com o rei normando William, o Conquistador, em 1066. Em 6 de fevereiro de 2022, ela celebrou seu Jubileu de Platina – o 70º aniversário no trono.

Ao todo, a rainha trabalhou com 15 primeiros-ministros. Na terça-feira (06), Elizabeth II participou da cerimônia de nomeação da nova primeira-ministra britânica, Liz Truss. Curiosamente, ela transferiu o evento para o Palácio de Balmoral, onde estava. Até então, todos os premiês anteriores haviam sido nomeados no Palácio de Buckingham, em Londres.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile