Emergência de saúde global

Mpox causa disparo em ações de farmacêuticas que buscam tratamento

A OMS declarou emergência de saúde pública global para o vírus mpox e empresas correm para aprimorar vacinas e tratamentos

Foto: Canva / Vacina mpox
Foto: Canva / Vacina mpox

Uma nova ameaça à sáude pública tomou conta dos noticiários esta semana, após a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarar a mpox uma emergência de saúde pública global. Com isso, a busca de um tratamento mais eficaz acendeu a procura pelas ações de empresas do setor.

Um caso de infecção com uma nova cepa mortal do mpox – uma doença viral – foi confirmado na Suécia pelas autoridades de saúde global. Foi o primeiro caso fora da África, o que fez o  Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças elevar seu nível de risco à doença, na sexta-feira (16). 

Diante desse cenário, algumas empresas listadas em bolsas de diferentes países reforçaram o trabalho para criar vacinas e produtos antivirais – o que se refletiu na variação de seus papéis.

]Entre essas empresas, a Emergent BioSolutions (EBS) esteve entre as líderes de alta na sessão do mercado acionário de sexta-feira na Nyse – Bolsa de Valores de NY. Enquanto isso, os investidores aguardam o posicionamento dos EUA sobre o uso de sua vacina contra a varíola para o mpox.

A fabricante de vacinas espera a aprovação da FDA (Food and Drug Administration) dos EUA até o final deste trimestre. Nesse tempo, suas ações já registraram valorização de mais de 50% nas últimas três sessões, após o decreto da OMS. O valor das ações mais que quadruplicou em 2024, de acordo com o “InfoMoney”.

Fabricante solicita uso de vacina contra mpox em adolescentes e ações saltam 18%

A Bavarian Nordic A/S (BAVA) solicitou a ampliação do uso de sua vacina contra a mpox — a única empresa aprovada nos EUA e na Europa — para adolescentes de 12 a 17 anos. 

Isto estendeu as apostas sobre suas ações na Bolsa de Copenhague por 9 pregões consecutivos. As ações avançaram 18% na sexta-feira, com expectativas de aumento na venda de vacinas.

Já a Siga Technologies Inc., fabricante do Tpoxx, um tratamento para varíola que está sendo estudado em pacientes com mpox, teve um salto de cerca 24% em suas ações sexta-feira, porém a até o fechamento da Nasdaq, onde está listada, os ganhos arrefeceram para 9%. 

O bilionário Ron Perelman apoia a farmacêutica e afirmou que o estudo do tratamento mpox não chegou ao objetivo principal, porém o Tpoxx mostrou alguns benefícios, segundo o veículo de notícias.

A mpox pode se espalhar por meio de contato próximo. Geralmente leve, é fatal em casos raros. Ela causa sintomas semelhantes aos da gripe e lesões no corpo cheias de pus.