Discurso animador

Petróleo registra alta com otimismo da demanda chinesa

Os preços do petróleo registraram alta significativa nesta quarta-feira

Fonte: Unsplash
Fonte: Unsplash

Os preços do petróleo registraram alta significativa nesta quarta-feira, 2 de janeiro de 2025, impulsionados pelo otimismo em relação à demanda chinesa. O discurso de Ano Novo do presidente Xi Jinping reforçou a confiança dos investidores ao afirmar que a economia da China está em “trajetória ascendente”, embora tenha reconhecido “desafios de incertezas no ambiente externo” para 2025.

Por volta das 12h13, o barril do Brent subia 2,12%, cotado a US$ 76,23, enquanto o WTI avançava 2,27%, alcançando US$ 73,31. Com apuração do portal Valor Invest.

Além do discurso presidencial, dados recentes indicaram que o Índice de Gerentes de Compras (PMI) do setor manufatureiro chinês expandiu pelo terceiro mês consecutivo, embora abaixo das expectativas. Essa continuidade na expansão sugere uma recuperação gradual da atividade industrial, alimentando expectativas de aumento na demanda por petróleo pelo segundo maior consumidor mundial da commodity.

Os dados oficiais do índice de atividade econômica (PMI) de manufatura divulgados no início desta semana mostraram que a atividade do setor industrial na China deve expandir ligeiramente pelo terceiro mês consecutivo, embora tenha vindo abaixo das expectativas. Os dados impulsionaram ainda mais as expectativas de demanda do segundo maior consumidor de petróleo do mundo, atrás apenas dos EUA.

Petrobras (PETR4): Chambriard defende plano para evitar importação de petróleo

A presidente da Petrobras (PETR4), Magda Chambriard, defendeu mais uma vez, em entrevista concedida no domingo (29), que a companhia volte a fazer reposição de reservas de petróleo para evitar a importação do insumo na próxima década. 

Para tornar esse movimento possível, seria necessário aumentar a atividade de exploração de petróleo. Sendo assim, a Petrobras teria que buscar novas jazidas da commodity com estudos que podem culminar com a perfuração de poços.

Chambriard afirmou que, desde 2014, o número de perfuração de poços pioneiros, aqueles que ajudam a dimensionar tamanhos de novas reservas, declinou. Em 2023, segundo a executiva, nenhum poço foi perfurado e neste ano, a empresa só realizou contabilizou dois novos poços.

“É um número muito pequeno para o Brasil”, disse Chambriard, em entrevista ao programa “Canal Livre”, da Band TV