Mundo

PIB da zona do euro encolhe 0,1% no 3º tri e vai contra previsões

O PIB da zona do euro apresentou um modesto crescimento de 0,1% frente ao mesmo perído do ano passado

A agência de estatísticas da União Europeia (UE), divulgou na manhã desta terça-feira (31) que o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro registrou uma contração de 0,1% no terceiro trimestre de 2023 em comparação com os três meses anteriores.

De acordo com dados preliminares divulgados pela Eurostat, este resultado contrariou as expectativas dos analistas consultados pela FactSet, que previam uma estabilidade no período. 

Quando observado em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, o PIB da zona do euro apresentou um modesto crescimento de 0,1% no período compreendido entre julho e setembro. Essa variação está em conformidade com o consenso de mercado apurado pela FactSet.

Além disso, a Eurostat realizou uma revisão positiva dos dados referentes ao PIB da zona do euro no segundo trimestre em comparação ao primeiro trimestre do ano. Anteriormente, o crescimento era relatado em 0,1%, mas foi revisto para um aumento de 0,2%.

Esses números indicam uma economia da zona do euro que está enfrentando desafios e incertezas. A contração no terceiro trimestre pode ser atribuída a uma série de fatores, incluindo pressões inflacionárias, interrupções nas cadeias de abastecimento e incertezas políticas em relação a questões como a política monetária e fiscal.

A revisão positiva do segundo trimestre sugere que houve um desempenho um pouco melhor do que se pensava anteriormente. No entanto, isso pode ser insuficiente para compensar a contração no terceiro trimestre.

A zona do euro continuará a enfrentar desafios econômicos nos próximos trimestres, e os formuladores de políticas terão um papel fundamental na determinação das perspectivas econômicas da região. As decisões em relação à política monetária, fiscal e outras medidas econômicas desempenharão um papel crucial na recuperação econômica da zona do euro nos próximos trimestres.