Mundo

PMI composto da zona do euro recua a 52,8 em maio

Indicador atingiu o menor nível em três meses e ficou abaixo tanto da leitura preliminar como da expectativa de analistas

O PMI (índice de gerentes de compras, na sigla em inglês) composto da zona do euro, que abrange os setores industrial e de serviços, registrou uma queda de 54,1 em abril para 52,8 em maio, atingindo o menor nível em três meses, de acordo com a pesquisa final divulgada nesta segunda-feira (5) pela S&P Global. As informações são do Estadão.

O número final de maio ficou abaixo da leitura preliminar e das expectativas dos analistas consultados pela FactSet, que estimavam 53,3 em ambos os casos.

No mesmo período, o PMI de serviços da zona do euro também recuou de 56,2 para 55,1, abaixo da estimativa inicial de 55,9.

Apesar das quedas, os PMIs acima da barreira de 50 indicam que a atividade econômica no bloco continuou a se expandir no mês passado.

Agenda: IPCA de maio e arcabouço no Senado marcam semana

semana está mais curta com o feriado cristão de Corpus Christi, na próxima quinta-feira (8). A agenda de indicadores econômicos no Brasil fica enfraquecida, mas a seara política promete ser quente com o arcabouço fiscal no Senado. Parlamentares avaliam mudanças no texto, mas querem evitar nova votação na Câmara.

O relator da reforma tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), confirmou que apresentará o relatório da reforma na próxima terça-feira (6). Mas o texto será um apanhado das atividades do grupo de trabalho – o substitutivo às propostas em tramitação (PEC 45/19, da Câmara, e PEC 110/19, do Senado).

Por fim, há também a expectativa de que o governo anuncie oficialmente o programa para reduzir os preços de carros populares. A desoneração deve ocorrer via medida provisória.

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de maio será divulgado na quarta (7), véspera do feriado. O Itaú prevê uma desaceleração para 0,31%, de 0,61% em abril, com o apoio de preços da gasolina e de alimentos. Assim, a taxa anual ficaria em 4%.

Agenda internacional

Após a reunião da Opep+ neste fim de semana, alguns desdobramentos devem ocorrer ao longo da semana. Estoques de petróleo nos EUA serão divulgados na terça (6) e na quarta-feira (7).

Mas os investidores também devem olhar com atenção para os PMI (índices de gerentes de compras), composto e de serviços, que vão ser conhecidos na terça-feira. Alias, os PMIs também estão na agenda de indicadores da Europa e Ásia.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile