Pane cibernética

Quem é o bilionário que perdeu US$ 282 mi por apagão cibernético?

George Kurtz, CEO da CrowdStrike, detém 5% das ações da empresa, que foi responsável pelo apagão desta sexta-feira

Foto; Reprodução / CrowdStrike
Foto; Reprodução / CrowdStrike

O apagão cibernético ocorrido na manhã desta sexta-feira (19) causou transtornos em todo o mundo, afetando sistemas de bancos, aeroportos, hospitais e indústrias. A responsável pelo pane foi a empresa CrowdStrike, cujo CEO, o bilionário George Kurtz, perdeu cerca de US$ 282 milhões devido ao problema. 

Kurtz é o fundador e atual presidente-executivo da CrowdStrike desde 2012. A companhia de cibersegurança nasceu no Texas, estado dos EUA

O bilionário tem 59 anos e é bacharel em contabilidade pela Universidade de Seton Hall, em Nova Jersey, nos EUA. Antes da CrowdStrike, Kurtz foi gerente nas consultorias da PwC e EY, até criar outra empresa de cibersegurança na qual foi CEO, a Foundstone, em 1999.

A Foundstone foi comprada pela McAfee, gigante de cibersegurança, por US$ 90 milhões, em 2004. O executivo permaneceu na empresa até 2011, quando deixou o trabalho como chefe de tecnologia para fundar a CrowdStrike no ano seguinte, de acordo com o “InfoMoney”.

George Kurtz detém cerca de 5% das ações da companhia de cibersegurança, negociada na Bolsa de Nova York, cuja avaliação estipulava um valor de US$ 72 bilhões até a sessão de quinta-feira. 

Foi através da empresa que o executivo conquistou boa parte de sua fortuna, sendo, atualmente, a 1076ª pessoa mais rica do mundo, com patrimônio de US$ 3,1 bilhões, segundo a Forbes.

Explicações do bilionário sobre o apagão

A pane na CrwdStrike afetou clientes que hospedam seus serviços da Microsoft (MSFT34), precisamente os dispositivos com Windows e o serviço de nuvem da Azure. 

“Não se trata de um incidente de segurança ou um ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implementada”, esclareceu o bilionário em publicação no X (antigo Twitter) nesta sexta, após o incidente.

“Recomendamos que os clientes acessem o portal de suporte para obter as atualizações mais recentes e continuaremos a fornecer atualizações completas e contínuas em nosso site. Recomendamos ainda que as organizações garantem que estão se comunicando com os representantes da CrowdStrike por meio de canais oficiais”, continuou o CEO no X.

Durante entrevista ao programa norte-americano “Today”, George Kurtz pediu desculpas e disse que a recuperação integral dos sistemas pode levar tempo. 

“Sentimos muito pelo impacto que causamos em clientes, viajantes, a qualquer um afetado por isso, incluindo nossa companhia”, disse na entrevista.