O tenista Rafael Nadal anunciou a sua aposentadoria nesta quinta-feira (10), por meio de um vídeo publicado nas redes sociais. No anúncio, o esportista justificou que tem enfrentado “anos difíceis, especialmente nos dois últimos”, devido a complicações físicas.
Segundo Nadal, decisão foi “difícil de ser tomada” e “levou tempo”, mas momento é “adequeado” para “colocar um ponto final” em sua carreira, que descreveu como “longa e muito mais bem sucedida” do que poderia imaginar.
O tenista afirmou que a sua despedida será na Copa Davis, quando defenderá a Espanha entre 19 e 24 de novembro. Nadal lembrou que uma das suas “principais alegrias” enquanto profissional foi no mesmo torneio, há 20 anos.
Nadal fez um agradecimento especial a todos da sua equipe e, em especial, aos seus “grandes rivais” do tênis.
Veja os principais títulos e patrimônio de Rafael Nadal
Ao longo de sua carreira de mais de 20 anos, Nadal construiu um patrimônio de cerca de US$ 220 milhões. Em 2024, o esportista é o sexto mais rico do tênis, de acordo com o Estadão.
Nadal se tornou profissional em 2001, aos 15 anos, e foi campeão do Grand Slam – a junção dos quatro torneios de tênis mais importantes do mundo – 22 vezes.
A maioria dos Grand Slams de Nadal foram conquistados em Roland Garros. O espanhol dominou o saibro francês, com 14 títulos. No Australian Open, foram duas vitórias, assim como no Wimbledon. Já o US Open, Nadal conquistou quatro vezes.
O tenista também venceu quatro vezes a Copa Davis, onde fará a sua despedida, além de ter conquistado o outro na Olimpíadas uma vez, em 2008.
No ano passado, ele precisou ficar de fora do torneio de Paris devido a uma lesão no iliopsoas – o principal músculo flexor do quadril. O dano é comum entre tenistas.
Rafael Nadal deixa as quadras de tênis dois anos depois de Roger Federer, seu amigo e um dos principais rivais na carreira. A dupla, junto com Novak Djokovic, formou o chamado Big 3, trio que dominou o circuito masculino de tênis nas duas últimas décadas.