Candidatos republicanos à Câmara dos Representantes dos EUA venceram disputas em Nova York e em Wisconsin. Os assentos eram ocupados por democratas. Com isso, o número de viradas a favor dos republicanos chegou a 11, contra apenas quatro dos democratas, segundo projeções da Associated Press.
Mike Lawler derrotou o democrata Sean Patrick Maloney, que ocupa a cadeira pelo seu quinto mandato, no 17º distrito de Nova York. Já em Wisconsin, Derrick Van Orden ganhou o assento contra seu adversário Brad Pfaff.
Van Orden é ex-militar da Marinha e já admitiu participação em protestos republicanos contra os resultados da eleição presidencial em 6 de janeiro de 2021, que culminaram na invasão ao Capitólio, sede do Congresso em Washington.
Por outro lado, os democratas ganharam mais uma cadeira na Pensilvânia. A vitória foi de Chris Deluzio. O partido de Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, também manteve assento em Michigan, confirmando o sexto mandato para o deputado Dan Kildee.
Com os novos resultados, a imprensa americana já conta de 198, no caso do NY Times, a 222 cadeiras, no caso da NBC News, para o partido republicano na Câmara. São necessários 218 deputados eleitos para que um dos partidos tome controle da Casa.
Trump diz que fará um “grande anúncio” em 15 de novembro
O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta semana que fará um “grande anúncio” no dia 15 de novembro em Mar-a-Lago, na Flórida. O bilionário abordou o assunto durante um comício em Ohio.
Trump falou para seus apoiadores por cerca de duas horas. No evento, o ex-presidente mostrou o slide de uma pesquisa entre os possíveis candidatos republicanos à Casa Branca, indicando que o magnata tem 71% contra 10% do governador da Flórida, Ron DeSantis.
“Este é o ano em que recuperaremos a Câmara dos Deputados e o Senado e, o mais importante, em 2024, recuperaremos nossa magnífica Casa Branca”, disparou o ex-presidente republicano.