Mundo

Partido Republicano ganha controle da Câmara nos EUA

O Partido Republicano conquistou a 218º cadeira na Casa, suficiente para controlá-la

O Partido Republicano ganhou o controle da Câmara dos Representantes nos EUA. Segundo a agência “Associated Press”, os conservadores conquistaram a 218º cadeira na Casa, suficiente para controlá-la. A contagem de votos demorou mais de uma semana, sendo que ainda há 6 assentos indefinidos do Congresso. 

Os EUA realizaram eleições para todas as 435 vagas para deputados federais e cerca de um terço do Senado. O comando do Senado foi definido no último domingo (13), com os democratas mantendo o controle da Casa.  

As eleições de meio de mandato nos EUA renderam ganhos bem menos expressivos do que o esperado pelos republicanos, que projetavam um “massacre vermelho” na disputa eleitoral.
 
Apesar da frustração, a vitória do Partido Republicano na Câmara significa que os deputados do partido vão conseguir travar os projetos do presidente Joe Biden e do Partido Democrata.

“Não estamos buscando nenhum tipo de conflito”, diz Biden

O presidente dos EUA, Joe Biden, se reuniu pessoalmente com o líder chinês Xi Jinping na última segunda-feira (14). O encontro era aguardado com expectativa pelo mundo, diante das tensões entre os países.

“Nós não estamos buscando nenhum tipo de conflito. Quero me certificar que todos os países entendam esse papel que nós discutimos”, afirmou Biden.

Segundo o presidente norte-americano, não foi identificada nenhuma “tentativa iminente” da China de invadir a ilha de Taiwan após se reunir por mais de três horas com o líder chinês Xi Jinping. Biden disse em suas conversas que deixou claro que a política dos EUA em relação a Taiwan não mudou.

“Deixei claro que queremos ver as questões através do Estreito resolvidas pacificamente, para que nunca cheguemos a isso”, afirmou Biden.

Biden e Xi Jinping se reúnem antes da cúpula do G20

O presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente da China, Xi Jinping, tiveram sua primeira reunião presencial como chefes de Estado na segunda-feira (14) em Bali. O encontro ocorre dia antes da cúpula do G20, que reúne as maiores economias do mundo.

Segundo o jornal “Nikkei Asia”, o clima entre os presidentes foi amistoso, com os dois líderes ressaltando a importância da relação entre as duas nações.

“Estou comprometido em manter as linhas de comunicação abertas”, disse Biden em Bali. O presidente dos EUA enfatizou a necessidade dos dois países trabalharem para lidar com mudanças climáticas e insegurança alimentar. “Os Estados Unidos estão prontos para fazer exatamente isso, trabalhar com você, se é isso que você deseja”, disse ao presidente da China.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile