Mundo

Rússia diz ter conquistado cidade “estratégica” de Soledar

Região invadida por tropas da Rússia é dona de uma das maiores minas de sal da Europa

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou nesta sexta-feira (13) que tomou o controle total da cidade de Soledar, no leste da Ucrânia, dona de uma das maiores minas de sal da Europa.

A Rússia concentrou seus esforços na cidade nas últimas semanas, com o intuito  de reverter uma série de perda de territórios. Segundo a imprensa estatal russa, o Ministério da Defesa disse que a suposta conquista de Soledar permitiria às suas tropas derrotar também as forças ucranianas na cidade vizinha de Bakhmut, e onde os dois países também se enfrentam fortemente.

A Ucrânia não se manifestou sobre a tomada de Soledar, anunciada por Moscou, mas Kiev afirmou que a batalha durante na cidade foi uma das mais intensas desde o início dos enfrentamentos na área.

Soledar é mais um capítulo da batalha de Bakhmut

A batalha de Bakhmut, na qual a luta por Soledar é mais um capítulo, está sendo travada do lado russo principalmente pelos mercenários do grupo paramilitar Wagner, dirigido por um empresário próximo ao Kremlin, Yevgeny Prigozhin.

Para o empresário, o ataque a Soledar é obra “exclusiva” dos mercenários de Wagner. Para analistas da guerra, Prigozhin busca reforçar seu peso político na Rússia, obtendo vitórias militares na Ucrânia.

Na quarta-feira (11), Prigozhin anunciou que seu grupo controlava Soledar, apenas para ser, na sequência, desmentido pelo Ministério de Defesa da Rússia. Até o Kremlin pediu que “não se precipitasse”, cantando vitória.

Em setembro do ano passado, Moscou reivindicou a anexação de quatro regiões que ocupa parcialmente na Ucrânia, assim como já havia feito com a península ucraniana da Crimeia em março de 2014.

Em meados de dezembro, as forças militares russas converteram em ruínas uma cidade do leste da Ucrânia, de acordo com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. O exército do país atingido afirmou que houveram ataques com mísseis, projéteis e aviões em várias regiões do país.

O conflito começou em 24 de fevereiro de 2022, quando a Rússia ordenou a invasão do território ucraniano.