Mundo

Secretária do Tesouro dos EUA tem reuniões "produtivas" sobre teto de preço para petróleo russo

Segundo Yellen, teto de preço ao petróleo é uma das ferramentas mais poderosas para lidar com inflação no mundo

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, afirmou, neste sábado (16), que teve reuniões produtivas em relação a um teto de preços para o petróleo da Rússia. Yellen esteve presente na reunião com chefes financeiros dos países do G20, na Indonésia. 

Segundo a secretária do Tesouro, um teto de preço para o petróleo é uma das ferramentas “mais poderosas para lidar com os altos preços que as pessoas estão enfrentando nos Estados Unidos e em todo o mundo”.

Veja também: Biden quer se aproximar do Oriente Médio para suprimir influência de Rússia, China e Irã

Yellen também destacou que alguns dos principais temas dos debates na reunião dos ministros de Economia e presidentes de bancos centrais do G20 foram o “custo humano e econômico” da invasão da Ucrânia pela Rússia, com os EUA e outros países “inequívocos em condenar ações vergonhosas (da Rússia)”.

De acordo com a Rússia, o país está envolvido em uma “operação militar especial” na Ucrânia.

Segundo informações da “Reuters”, o Departamento do Tesouro dos EUA informou que Yellen se reuniu com líderes financeiros da Arábia Saudita, Austrália, África do Sul, Turquia e Cingapura. Ela também teria participado de um jantar com a ministra canadense das Finanças, Chrystia Freeland, segundo um funcionário do Tesouro.

Para além do teto de preços para o petróleo russo, Yellen também teve reuniões sobre os custos de energia. “Discutimos os méritos de um teto de preço e como ele pode nos ajudar a alcançar nossos objetivos de negar ao presidente russo Vladimir Putin a receita para sua máquina de guerra, e ao mesmo tempo reduzir os custos de energia”, afirmou Yellen à imprensa.