Mundo

Shopee anuncia abertura de cinco centrais de distribuição no Brasil

As novas centrais estão localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

A Shopee abriu mais cinco centros de distribuição nos últimos meses, no modelo “cross-docking” (produto é distribuído ao local de entrega sem longos períodos de armazenamento). De acordo com a companhia da Sea Limited, as centrais estão localizadas nas cidades de Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), Santana de Parnaíba (SP), Contagem (MG) e João do Meriti (RJ).

Pelo sistema da plataforma de marketplace de Singapura, parceiros logísticos coletam os produtos, que são direcionados para a unidade cross-docking mais próxima para serem encaminhados aos clientes. Com as novas centrais, a ideia é melhorar os processos de envio, reduzindo prazos.

Meses atrás, parceiros da empresa relataram que o forte aumento nas vendas em datas comerciais relevantes levou a problemas na entrega, e a empresa teria relatado a eles previsão de aumento nos investimentos em estrutura.

O movimento da companhia surge num momento de reorganização e corte de gastos por parte das plataformas de e-commerce brasileiras. Há mais de 150 vagas abertas na Shopee em logística.

Lojistas que vendem pela Shopee têm comentado que a empresa no Brasil começou a usar pontos de coleta de mercadorias da empresa Pegaki. Em comunicado, a companhia asiática afirma que essa solução será instalada “gradativamente” no país.

Já existe a possibilidade que uma parcela dos vendedores deixem seus produtos já vendidos em postos da Pegaki já existentes em algumas cidades, e a Shopee deixa de fazer a coleta diretamente nesses vendedores. 

Há pontos do Pegaki, de uso da Shopee, em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, num modelo de agência com semelhanças ao do Mercado Livre.

No final de junho, a Shopee demitiu 50 funcionários dos cerca de 1,5 mil que compõem o quadro da companhia no Brasil. As demissões foram atribuídas à rotatividade e, de acordo com a empresa de e-commerce, não está relacionada à recente mudança na política de frete no País.