Mundo

Siri Lanka: manifestantes invadem residência oficial e presidente foge

Milhares de pessoas protestam contra situação econômica do país, e pedem saída dos governantes

Milhares da manifestantes invadiram a residência oficial do presidente do Sri Lanka neste sábado (9), na cidade de Colombo. Uma multidão se reuniu do lado de fora do imóvel, pedindo que o líder, Gotabaya Rajapaksa, renuncie por causa da crise econômica do país.

Vídeos transmitidos pela televisão do Sri Lanka mostrou manifestantes entrando na casa do presidente. Alguns, inclusive, nadaram na piscina do presidente em meio ao protesto.

De acordo com a “CNN”, o presidente Rajapaksa não está no local e foi transferido para outro lugar, disseram autoridades de segurança. 

O país, que possui cerca de 22 milhões de habitantes do sul da Ásia, próximo a Índia, está sofrendo sua pior crise financeira na história recente, deixando milhões lutando para comprar alimentos, remédios e combustível.

Impresionante video.
Miles de manifestantes ingresan a la residencia del presidente de Sri Lanka.
El país está completamente quebrado.

La incertidumbre es total… pic.twitter.com/FbDAETEZ5O
— Periodistán en India (@periodistan_) July 9, 2022

Dezenas de milhares de pessoas foram às ruas nos últimos meses, exigindo a renúncia dos líderes do país por acusações de má gestão econômica.

Segundo a “CNN”, em várias grandes cidades do Sri Lanka, incluindo Colombo, as filas para comprar combustível duravam horas, e os habitantes às vezes entravam em conflito com a polícia e os militares enquanto esperavam.