A SpaceX, empresa de viagens espaciais do bilionário Elon Musk, quebrou recorde de número de foguetes lançados em um ano na sexta-feira (22), superando os 31 realizados em 2021. O feito ocorreu em meio a uma intensa campanha de envio de satélites de internet pela Starlink, companhia de acesso banda larga do CEO da Tesla (TSLA34).
Falcon 9 foi o foguete de número 32 da SpaceX lançado neste ano. O foguete tinha a missão de enviar satélites da Starlink.
“Parabéns à equipe da SpaceX pelo número recorde de lançamentos”, afirmou Musk, após a missão que colocou 46 satélites Starlink em órbita.
A missão realizada na sexta-feira deixou a SpaceX dentro do objetivo de fazer 52 missões orbitais até o final do ano, quase dobrando o ritmo de lançamentos com o foguete Falcon 9, que pode ser utilizado por até 15 vezes.
A empresa de viagens espaciais até agora lançou quase 3 mil satélites Starlink no espaço. A SpaceX tem lançado satélites da Starlink mais rápido que rivais, como a OneWeb.
A SpaceX, fundada por Musk em 2002 , mudou o foco da produção de foguetes Falcon 9 nos últimos meses para administrar a frota dos que já foram construídos e investir pesado em infraestrutura de reuso de foguetes.
Foguete da SpaceX explodiu no começo de julho
Um foguete de propulsão desenvolvido pela SpaceX, do bilionário Elon Musk, explodiu durante um teste de solo em 11 de julho, no Texas, EUA. O incêndio durou poucos segundos e foi apagado pelo sistema de contenção de chamas. Segundo o site “New York Post”, não houve indicação imediata de feridos.
O protótipo Super Heavy Booster 7 foi desenvolvido para auxiliar a espaçonave Starship, planejada para tornar as viagens espaciais humanas mais acessíveis e rotineiras.
No Twitter (TWTR34), o magnata sul-africano comentou a explosão e disse que, apesar de “não parecer bom”, a equipe estava “avaliando os danos”. Musk ainda esclareceu que o acidente ocorreu por um “problema em particular no teste de partida do motor”, conhecido como Raptor.
De acordo com a agência “Reuters”, a falha no foguete da SpaceX ocorreu no meio de uma campanha de testes de fogo estático de um dia do booster, equipado com uma série de 33 motores Raptor para uso em um próximo voo de teste orbital não tripulado.