Mundo

Tesla (TSLA34): órgão pede liberação de uniformes de sindicato

A liberação decidiu uma disputa de 2017 entre o sindicato United Auto Workers e a Tesla

O Conselho Nacional de Relações Trabalhistas decidiu nesta terça-feira (30) que é ilegal a Tesla (TSLA34) proibir funcionários de usarem camisetas com insígnias do sindicato. A liberação decidiu uma disputa de 2017 entre o sindicato United Auto Workers e a empresa comandada por Elon Musk.

A votação dos membros do Conselho foi de 3×2. O órgão afirmou que “a Tesla não conseguiu estabelecer circunstâncias especiais” ao interferir os direitos dos funcionários de exibir insígnias sindicais.

Segundo a presidente do Conselho, Lauren McFerran, a decisão reafirma que “qualquer tentativa de restringir o uso de roupas ou insígnias sindicais é presumivelmente ilegal e — consistente com o precedente da Suprema Corte — um empregador tem um ônus maior para justificar tentativas de limitar esse importante direito”.

O sindicato elogiou a decisão, afirmando que a decisão “é uma grande vitória para os trabalhadores que têm a coragem de se unir e se organizar em um sistema que atualmente está fortemente a favor de empregadores como a Tesla, que não têm escrúpulos em violar a lei”.

A Tesla ainda não se manifestou sobre a decisão do Conselho. 

Elon Musk diz que usinas nucleares devem continuar operando

Recentemente, Elon Musk, CEO (diretor executivo) da Tesla (TSLA34), afirmou, a líderes europeus de energia, que o mundo precisa de mais petróleo e gás natural e, por isso, deve continuar operando usinas nucleares junto a fortes investimentos em fontes de energia renovável.

“Acho que realmente precisamos de mais petróleo e gás, não menos, mas simultaneamente nos movendo o mais rápido que pudermos para uma economia de energia sustentável”, afirmou Musk, em uma conferência em Stavanger, Noruega. 

Além disso, segundo o CEO, trabalhar no desenvolvimento da tecnologia de armazenamento de baterias seria fundamental para fazer mais investimentos em energia eólica, solar e geotérmica. 

“Também sou pró-nuclear”, diz Musk. ”Nós realmente devemos continuar com as usinas nucleares. Eu sei que isso pode ser uma visão impopular em alguns setores. Mas eu acho que se você tem uma usina nuclear bem projetada, você não deve desligá-la, especialmente agora”, acrescentou.