
O presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a afirmar nesta quarta-feira (14) que a Groenlândia é essencial para a segurança nacional americana, reforçando a pressão para que o território autônomo, que integra o Reino da Dinamarca, passe ao controle de Washington.
Em publicação na rede social Truth Social, Trump declarou que a ilha é “vital” para o chamado Domo de Ouro, sistema de defesa antimísseis que o governo republicano pretende expandir. A manifestação ocorre em meio à expectativa por uma reunião entre autoridades da Groenlândia e da Dinamarca com representantes do governo americano.
“Os Estados Unidos precisam da Groenlândia para fins de segurança nacional. Ela é vital para o Domo de Ouro que estamos construindo”, escreveu Trump. Segundo ele, Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) deveria liderar o processo para que os EUA alcancem esse objetivo. “A Otan se torna muito mais formidável e eficaz com a Groenlândia nas mãos dos Estados Unidos. Qualquer coisa menos do que isso é inaceitável”, afirmou.
Discurso mira Rússia e China
Trump voltou a sustentar que o controle americano sobre a Groenlândia seria necessário para impedir o avanço da Rússia ou da China na região do Ártico, pois a área é estratégica tanto do ponto de vista militar quanto econômico, em função de rotas marítimas e recursos minerais.
“Se não o fizermos, a Rússia ou a China o farão, e isso não vai acontecer”, escreveu o presidente, reforçando a narrativa de competição geopolítica entre grandes potências.
Críticas à Europa e à Otan
Na mesma publicação, Trump adotou um tom crítico em relação à Otan e aos aliados europeus. Além disso, Segundo ele, sem o “vasto poder” militar dos Estados Unidos, a aliança não seria uma força de dissuasão efetiva.
“Militarmente, sem os Estados Unidos, a Otan não seria uma força ou uma dissuasão eficaz, nem de perto”, afirmou. O presidente voltou a dizer que o fortalecimento da aliança se deu, em grande parte, durante seu primeiro mandato.
As declarações aumentam o desconforto na Europa, que alerta para risco de crise sem precedentes na Otan caso os EUA atuem militarmente na Groenlândia.
Ilha estratégica no centro do tabuleiro global
A Groenlândia tem sido cada vez mais vista como um ativo estratégico global, tanto por sua posição geográfica quanto por seus recursos naturais. O endurecimento do discurso de Trump recolocou o tema no centro do debate internacional, reacendendo tensões entre EUA, Europa e outras potências.