Mundo

Trump vai a tribunal e se declara inocente de acusações

Ex-presidente Donald Trump se apresentou à Justiça norte-americana nesta terça-feira

 

O ex-presidente dos EUA Donald Trump está em audiência judicial no tribunal no centro de Manhattan, em Nova York, onde se apresentou à Justiça do país nesta terça-feira (4). De acordo com o que fontes do governo de Nova York disseram à CNN, ele se declarou inocente de todas as 34 acusações.

O ex-presidente chegou ao escritório do procurador distrital, onde ficou sob custódia policial antes da acusação formal, por volta de 14h25 (horário de Brasília).

O republicano ouve as acusações contra ele, sendo oficialmente acusado — mas deve se declarar inocente. Detalhes sobre as mais de 30 acusações que ele enfrenta serão revelados quando a acusação do grande júri for aberta.

Trump se torna, oficialmente, o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a enfrentar acusações criminais formais. Espera-se que as impressões digitais de Trump tenham sido tiradas, embora ainda não esteja claro se sua foto foi registrada. 

O empresário postou no Truth Social enquanto estava a caminho do escritório do promotor distrital de Manhattan, escrevendo: “Indo para Lower Manhattan, o Tribunal. Parece tão SURREAL — UAU, vão ME PRENDER. Não posso acreditar que isso está acontecendo na América. MAGA” [Make America Great Again – Torne a América Grande Novamente, em tradução livre]”.

A audiência deve ser rápida e rotineira, mas representa um momento histórico para o país. A previsão de duração é de uma hora e quinze minutos.

A expectativa é de que Trump faça um pronunciamento às 21h (de Brasília), na Flórida, após ser formalmente indiciado pela Justiça em NY, informa Washington Post.
 

Trump é acusado de pagar pelo silêncio de duas mulheres

De acordo com a rede NBC, os promotores acusam Trump de ter feito pagamentos pelo silêncio de duas mulheres.

Uma delas é Stormy Daniels. Segundo a rede NBC, há pagamentos também a uma outra mulher, Karen McDougal. Ainda conforme a emissora,  também há uma acusação de conspiração.

Após todo o procedimento para formalizar as acusações, ele deverá ser liberado ainda hoje. Conforme acordo entre promotoria e defesa, ele não foi algemado.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile