Em meio ao impasse nas negociações entre Brasil e EUA, fontes em Washington informaram a um grupo de empresários e negociadores brasileiros que a Casa Branca tende a confirmar a tarifa de 50% no dia 1º de agosto. As informações foram apuradas pela CNN.
Num segundo momento — após alguns dias ou semanas —, seria iniciado um processo de negociação, contando com uma vulnerabilidade maior do lado brasileiro.
Segundo relatos, as mensagens sempre vêm acompanhadas do lembrete de que a decisão final cabe exclusivamente ao presidente dos EUA, Donald Trump. No entanto, a sinalização mais forte dada na segunda-feira (21) foi a de que a tarifa deve, de fato, ser confirmada em dez dias.
Os norte-americanos ainda apontaram que o governo Trump parece não ter uma lista de demandas prontas para o Brasil, o que dificulta o processo de negociação entre os dois países.
Instituto Washington Pimentel foca em crédito desburocratizado
O Instituto Washington Pimentel realizou, nesta quarta-feira (11), o painel “Crédito, financiamento e governança corporativa”, que reúne especialistas e lideranças do agro, setor financeiro e entidades representativas para discutir os desafios do acesso ao crédito, alternativas de financiamento e a importância da governança no desenvolvimento do agronegócio.
O painel contou com a participação de Tiago Frahm Saito, fundador e CEO da Briko Capital e diretor executivo de Investment Banking da RBC; Pedro Rebelo, diretor de Negócios Internacionais da SP Negócios; Eduardo Sorensen, CEO e cofundador da Credifit e da LinkPJ, além de vice-presidente financeiro da ABRH Bahia; Carlos Eduardo Rodrigues Garcia, sócio da Paraguaçu Investimentos; Carminha Missio, vice-presidente da Faeb e coordenadora do programa Faeb Mulheres; e Lucélia Dourado, produtora rural e sócia-fundadora da Planejar Agronegócio.
A moderação ficou a cargo de Ruy Andrade, conselheiro de administração da PETROBAHIA S.A, e coordenador do IBGC.
Abrindo o painel, Carminha Missio destacou os entraves burocráticos enfrentados pelos produtores.