No último final de semana, as redes sociais discutiram um suposto golpe militar na China. O presidente da República Popular da China, Xi Jinping, teria sido preso pelos militares, que deram início ao golpe de Estado. Analistas que acompanham o país, no entanto, desmentiram as informações.
O BP Money apurou com brasileiros que vivem na China que não havia informações sobre qualquer golpe de estado no país e que a vida transcorria normalmente por lá.
O rumor começou com perfis divulgando um vídeo não datado de uma movimentação militar seguindo para Pequim. A ausência de Xi Jinping em uma reunião importante do governo também levantou suspeitas.
Além disso, informações de cancelamento de voos, que aconteceram na quarta-feira (21), foram utilizadas como se estivessem acontecendo na última sexta-feira (23).
Dessa forma, analistas da China desmentiram o caso. Rodrigo Zeidan, professor de economia da NYU Shanghai e morador do país, afirmou nas redes sociais que as informações sobre o golpe e a prisão de Xi Jinping não passavam de boatos.
Golpe na China?
Dezenas de pessoas vieram me perguntar sobre um suposto golpe na China (em algumas versões, o presidente Xi estaria em prisão domiciliar).
Moro na China e posso afirmar que é fake news. 100% de certeza de q é mentira.
— Rodrigo Zeidan (@RodZeidan) September 24, 2022
No próximo dia 16 de outubro o Partido Comunista da China realizará seu congresso quinquenal, o 20º Congresso Nacional, geralmente realizado no Grande Salão do Povo, na Praça da Paz Celestial.
É neste evento que Xi Jinping deve garantir seu terceiro mandato de liderança no partido e, portanto do país. As decisões a respeito do Partido Comunista são tomadas por um comitê chamado Politburo.
Xi Jinping, de 69 anos, se tornou presidente da China em 2013 e é Secretário-Geral do Partido Comunista da China há mais de uma década.