Mundo

Xi Jinping preso na China? Entenda história

Redes sociais discutiram suposto golpe militar na China no final de semana

No último final de semana, as redes sociais discutiram um suposto golpe militar na China. O presidente da República Popular da China, Xi Jinping, teria sido preso pelos militares, que deram início ao golpe de Estado. Analistas que acompanham o país, no entanto, desmentiram as informações. 

O BP Money apurou com brasileiros que vivem na China que não havia informações sobre qualquer golpe de estado no país e que a vida transcorria normalmente por lá. 

O rumor começou com perfis divulgando um vídeo não datado de uma movimentação militar seguindo para Pequim. A ausência de Xi Jinping em uma reunião importante do governo também levantou suspeitas.

Além disso, informações de cancelamento de voos, que aconteceram na quarta-feira (21), foram utilizadas como se estivessem acontecendo na última sexta-feira (23). 

Dessa forma, analistas da China desmentiram o caso. Rodrigo Zeidan, professor de economia da NYU Shanghai e morador do país, afirmou nas redes sociais que as informações sobre o golpe e a prisão de Xi Jinping não passavam de boatos. 

Golpe na China?

Dezenas de pessoas vieram me perguntar sobre um suposto golpe na China (em algumas versões, o presidente Xi estaria em prisão domiciliar).

Moro na China e posso afirmar que é fake news. 100% de certeza de q é mentira.
— Rodrigo Zeidan (@RodZeidan) September 24, 2022

 

No próximo dia 16 de outubro o Partido Comunista da China realizará seu congresso quinquenal, o 20º Congresso Nacional, geralmente realizado no Grande Salão do Povo, na Praça da Paz Celestial.

É neste evento que Xi Jinping deve garantir seu terceiro mandato de liderança no partido e, portanto do país. As decisões a respeito do Partido Comunista são tomadas por um comitê chamado Politburo.

Xi Jinping, de 69 anos, se tornou presidente da China em 2013 e é Secretário-Geral do Partido Comunista da China há mais de uma década.