A arte de empreender é um talento. Alguns nascem com ele, outros o desenvolvem. Mas, sobretudo, todos podem aflorá-lo. Em épocas de crise, a saída acaba sendo se tornar o dono do seu próprio negócio.
Segundo um levantamento realizado pelo Ministério da Economia, em 2020 o Brasil registrou um índice histórico no número de novas empresas abertas e encerrou o ano com ao menos 20 milhões de negócios ativos. Um aumento de 6% em relação ao ano anterior. Entre as startups, esse crescimento é de 27% em relação a 2018 e 20 vezes mais do que em 2011, de acordo com informações da Associação Brasileira de Startups (Abstartups).
Entre as regiões do Brasil que começam a se destacar, está o Nordeste. O novo Vale do Silício das startups brasileiras foi escolhido pelo nível maduro de empresas que ali estão, fora do eixo São Paulo-Rio. Para a Abstartups, além do amadurecimento que vem sendo crescente na localidade, os empreendedores jovens desejam estar por ali. A região tem conseguido fincar esses talentos. Ainda conforme informações da instituição, atualmente existem 1.171 startups no Nordeste. A sua grande maioria, na Bahia, Pernambuco e Ceará.
Outros dados, dessa vez do relatório Mapeamento de Comunidades – Nordeste, realizado pela Abstartups em 2021, expõem que mesmo sobre os impactos da Covid-19, 50% das startups localizadas em cidades nordestinas não tiveram diminuição no faturamento. Ao contrário. O levantamento demonstra que “graças a aceleração digital mandatória provocada pelo isolamento social, as barreiras físicas dos negócios e serviços prestados foi eliminada, possibilitando a essas empresas uma maior capilaridade pelo país”.
GIROSS | BRUMADO, BAHIA | @GIROSSAPP
A startup baiana Giross, fundada por Filipe Martins, tem como objetivo proporcionar entregas efetivas, prometendo preço justo em cada corrida, com rapidez e segurança. Além de todos esses benefícios, o app oferece também uma rede de negócios afiliados que vão desde grandes farmácias e pequenas marcas de roupas, até estabelecimentos que fornecem alimentos. Vale ressaltar que o principal serviço da Giross era transportar passageiros por meio de motocicletas.
Com a chegada da pandemia e a necessidade de manter o isolamento social, foi necessário buscar outras alternativas para superar a crise. A marca baiana está presente em 80 cidades nos estados da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão e Pará. A projeção é alcançar mais 40 municípios até o início de 2022. O número de entregadores também cresceu exponencialmente e já superou a marca de 10 mil com a expectativa de chegar aos 14 mil entre janeiro e fevereiro de 2022.
Uma curiosidade sobre a startup é proporcionar o Seguro de Entregas, garantindo que o produto chegue com qualidade ao destino. Ele funciona em casos de imprevistos acontecerem e a mercadoria acabar sendo prejudicada – seja por causa de acidentes nas estradas/ruas, problemas no veículo utilizado ou em outros aspectos. Tanta inovação e competência não podia resultar em outra conclusão: lucro significativo.
Até o momento a companhia já conseguiu ultrapassar a marca de R$ 1 milhão em faturamento. O resultado representa um crescimento de cerca de 300% em relação ao obtido no ano passado. Agora, os novos passos é conseguir captar investimento. Hoje a empresa opera com capital próprio, por conta do contexto pandêmico, que acabou gerando grandes oportunidades. As expectativas para os próximos meses são otimistas, segundo o CEO da Giross, Filipe Martins.
DOITY | ALAGOAS, MACEIÓ | @DOITYBRASIL
Subindo no mapa pela região nordestina, chega-se em Maceió, Alagoas. Lá, não importa o formato quando o assunto é evento, a Doity torna viável a melhor experiência. O nome da empresa vem da expressão em inglês “Do It Yourself”, ou “Faça Você Mesmo”. Não por acaso, a startup alagoana empodera produtores e usuários/clientes ao oferecer a possibilidade de criar eventos em até 5 minutos, sejam online ou presenciais.
O aplicativo torna essas organizações mais fáceis ao otimizar cadastros, criar sites para os eventos, além de incluir diversas formas de pagamento na inscrição, assim como credenciamento digital e até emissão de certificados. Entre os mais de 100 mil eventos em mais de 1.500 cidades realizados pela startup estão simpósios e exposições a shows e feiras de entretenimento. Além de contar com a Doity para gerenciar seus eventos, você ainda tem um espaço virtual seguro para realizar seus eventos online. E, claro, com a possibilidade de integrar esse ambiente virtual à plataforma, o que garante mais segurança e simplicidade aos processos.
Em eventos gratuitos não são cobradas taxa de serviço, a plataforma pode ser usada sem custo. O limite de inscrição para esse tipo de evento é de 3 mil pessoas. Já os eventos pagos, a taxa é de 10% por inscrição vendida e o usuário tem direito a utilizar todas as ferramentas, com os custos de meios pagamentos inclusos e não há tarifa mínima. A startup oferece o Doity Play, espaço virtual ideal para disponibilizar e transmitir vários tipos de eventos online, como webinars e cursos online, desenvolvida pela própria companhia. Com ela é possível oferecer serviços que facilitem a comunicação entre os envolvidos durante todo o evento.
Mas, há um detalhe importante, a gravação da live precisa estar hospedada no Youtube, no Vimeo ou no Twitch isso possibilita acesso ao link gerado e o participante assistirá ao evento com exclusividade. Para cada inscrito, é enviado um e-mail de confirmação um dia e uma hora antes do evento começar. Garantindo, assim, que ninguém esqueça do compromisso. Os processos de gerenciamento já reduziram em 30% os gastos, por conta da submissão de trabalhos facilitada.
DOME VENTURES | JOÃO PESSOA, PARAÍBA | @DOME.VENTURES
Na Paraíba, mais precisamente na capital João Pessoa, a startup em destaque é a Dome Ventures. O propósito aqui é gerar inovação para a gestão pública, unindo recursos públicos e soluções tecnológicas para movimentar a economia. A Dome Ventures surgiu com o desejo de desenvolver GovTechs, startups cujo propósito é gerar inovação para a gestão pública, unindo recursos públicos e soluções tecnológicas para movimentar a economia.
Criada em setembro de 2021, a empresa recebeu um aporte de R$10 milhões em investimentos, que serão destinados ao desenvolvimento de mais de 30 startups do segmento GovTech. Além da sede em João Pessoa (PB), a Doma contará com filiais em Recife (PE), São José dos Campos (SP) e Brasília (DF). A Dome é a primeira Corporate Venture Builder com foco em GovTechs no Brasil. Em seus serviços estão a oferta de know-how, acesso a canais de mercado, rede de mentores, modelagem de negócios, serviços contábeis e jurídicos, além de suporte nas áreas de marketing, vendas e produto para startups que desejam gerar um impacto social positivo, assim também como infraestrutura.
ROBOX | NATAL, RIO GRANDE DO NORTE | @ROBOXASSINATURAS
Quando o assunto é e-commerce e negócios por assinatura, o destaque vai para Robox. A startup potiguar é focada em atender principalmente o mercado editorial, a startup é uma plataforma estruturada a partir de uma longa experiência de seus founders no desenvolvimento de softwares para clubes de assinatura. Ela atende clientes como Carta Capital, Revista Elle, Portal Administradores, Revista Exame, dentre outros. A startup é acelerada pelo InovAtiva Brasil, o maior programa de aceleração da América Latina, com mais de 1.100 startups brasileiras aceleradas com o apoio de entidades como o SEBRAE e o BNDES. Antes, a Robox atuava em um modelo onde a base operacional estava em Natal, capital do Rio Grande do Norte, contudo, o polo comercial era em São Paulo.
A experiência do trabalho remoto por grande parte do mercado, tornaram tudo mais fluido: tanto a contratação de mão de obra, a startup possui profissionais espalhados por 6 estados brasileiros, entre capitais e cidades do interior, quanto na prospecção de novos clientes. Entre os serviços oferecidos por ela estão, gestão e personalização dos planos de box, controle de produtos e estoque, envio de pedidos para integração e faturamento, controle de cobranças e integração a gateways de mercado, réguas de retentativas para recuperar o pagamento e relatórios específicos para o financeiro.
TALLOS | FORTALEZA, CEARÁ | @TALLOS.IO
Com surgindo em 2017, a Tallos, startup de atendimento digital que oferece serviços omnichannel, hoje é parceira do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), um dos mais relevantes centros de pesquisa e inovação sem fins lucrativos do Nordeste. Utilizando Inteligência Artificial e Análise de Emoções, sua plataforma integra todos os canais de comunicação entre negócios e clientes em um só lugar, para que as empresas realizem um atendimento ao cliente 100% digital, humanizado e encantador.
Ela atua nos 26 estados do Brasil, com mais de 7 milhões de atendimentos realizados desde o início da operação, que hoje conta com clientes como o Grupo Camed e o Banco do Nordeste. Além disso, a companhia conquistou, em 2020, um lugar no hub Cubo Itaú, um dos mais importantes ecossistemas de inovação da América Latina. A startup é sediada em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará.