5G: saiba quais setores serão mais impactados

Foi dada a largada para as grandes empresas planejarem formas de crescimento através dos impactos positivos da nova tecnologia.

Com a realização do leilão 5G promovido nesta semana pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), foi dada a largada para as grandes empresas planejarem formas de crescimento através dos impactos positivos que a nova tecnologia irá proporcionar para os diferentes setores. A quinta geração possibilitará avanços econômicos, uma vez que a expectativa é de que a nova tecnologia poderá fazer o PIB do Brasil crescer cerca de US$ 1,2 trilhão (R$ 6,5 trilhões, na cotação atual) até 2035. 

Muito se fala sobre os avanços econômicos, mas como exatamente a quinta geração da banda larga móvel vai impactar as empresas? As projeções mais é de que os impactos caiam diretamente sobre indústria, agronegócio e saúde.

Enquanto no setor de saúde, haverá melhorias no compartilhamento de informações – como de pesquisas globais sobre testes farmacêuticos, de resultados cirúrgicos ou do protocolo do paciente, desta forma imagens poderão ser analisadas por médicos de grandes centros quase em tempo real, que auxiliarão doulas ou paramédicos em áreas remotas. O setor de telemedicina é uma grande promessa de avanço com a implementação do 5G, no qual tornará possível a realização de  a testes para cirurgias remotas operadas com braços mecânicos. 

O agronegócio é um dos setores que aguardam ansiosamente os benefícios da quinta geração da banda larga móvel, que possui uma realidade de desconexão em campos rurais, tendo apenas 23% de conexão no espaço agrícola nacional. A expectativa é de que com a nova tecnologia, haja a implementação de chips embarcados em plantações, que irão permitir que as fazendas tenham controle do mapeamento da situação sanitária das lavouras. Também destaca que em grandes propriedades, drones com sistemas de inteligência artificial são capazes de aplicar pesticidas após uma rápida radiografia nas plantas, além de possibilitar o monitoramento sobre o crescimento e o desenvolvimento das plantas através de software.

Nesta realidade onde existirá menor latência e o mais alto nível de sofisticação e capacidade de participação em massa, cada setor poderá pensar em como aproveitar a nova tecnologia de maneira que te possibilite avanços. Para as indústrias, a intenção de usufruir a nova banda larga está diretamente relacionada à conexão de objetos. Neste sentido, o setor de Internet das Coisas (IoT) promete um crescimento exponencial. Também faz necessário salientar alterações nos campos da Inteligência Artificial (IA) e a realidade aumentada.

 
O que é latência?
Latência é o tempo que um pacote de dados demora a ser transferido de um ponto a outro. Quanto mais baixa a latência, mais rápido trafega a informação. No 5G, o tempo entre o estímulo e a resposta real da rede é de 1 milissegundo; no 4G apresenta, 50 milissegundos

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile