99 Food vai encerrar operações no Brasil

As atividades do aplicativo vão ficar ativas até o dia 17 de abril e, após o período, a companhia vai encerrar a parceria com restaurantes no app

A 99 anunciou na sexta-feira (17) que vai encerrar as atividades de seu aplicativo de entrega de comidas, o 99 Food, no Brasil. As atividades do aplicativo vão ficar ativas até o dia 17 de abril e, após o período, a companhia vai encerrar a parceria com restaurantes no app.

“Como companhia, decidimos concentrar muitos dos nossos recursos no desenvolvimento de serviços de duas rodas, com a expansão de 99Moto e 99Entrega Moto em delivery. Por esse motivo, decidimos descontinuar o aplicativo 99Food a partir do dia 17 de abril de 2023”, informou a 99 em nota ao Estadão.

A startup controlada pela chinesa Didi Chuxing afirmou ainda que já comunicou os parceiros sobre os encerramentos das atividades, mas que espera que a logística construída com o app possa, futuramente, atender demandas individuais de delivery – a ideia seria atender apenas com as entregas e não com a plataforma de serviço para o cliente.

 

Demissões no País

Em janeiro, a 99 promoveu uma leva de missões. A companhia de mobilidade, que pertence ao grupo chinês Didi, iniciou os cortes do Brasil, sem informar quantas pessoas serão demitidas. Ainda assim, conforme apurou o jornal “Valor Econômico”, as demissões envolvem todas as áreas da companhia.

“Para seguir democratizando nossos serviços, incluindo soluções de pagamento digital com a 99Pay, realizamos avaliações extensas da nossa alocação de recursos em todas as linhas de negócio”, disse um porta-voz da 99 ao “Valor”. 

“Como resultado deste e de outros fatores operacionais, tomamos a difícil decisão de conduzir uma reorganização interna. Infelizmente, tivemos que nos despedir de um grupo de funcionários esta semana, aos quais somos extremamente gratos por suas contribuições”, completou o porta-voz.

Apesar de não informar o número do corte, as demissões atingiram apenas o Brasil. Atualmente, no Linkedin da companhia de mobilidade, 3.920 funcionários brasileiros estão cadastrados.

“Sabendo que a conjuntura macroeconômica também impacta diretamente nossos usuários e parceiros, reafirmamos nosso compromisso em continuar oferecendo serviços mais acessíveis aos mais de 20 milhões de usuários ativos, gerando valor para todo o ecossistema que apoiamos”, disse o porta-voz ao “Valor”. 

A fonte também informou que, segundo um estudo da Fipe, a 99 injetou indiretamente R$ 54 bilhões na economia brasileira nos últimos dez anos.

Em fevereiro, o aplicativo de entregas de refeições 99Food passou a atuar sem frota própria, mantendo somente a plataforma. O processo de redução da frota foi iniciado em janeiro de 2022.

Conforme noticiou o “Valor”, a 99 informou que vai expandir serviços em duas rodas além do transporte de passageiros e de encomendas para pessoas físicas por motocicletas.