A quem pertence o market share do Brasil?

Confira as empresas do e-commerce que dominam as vendas no país

Não importa quão inovadora uma empresa seja, com certeza ela vai ter concorrentes com quem disputa por uma fatia maior do mercado. Essa participação chamada de Market Share, significa a porção do público que o seu negócio foi capaz de conquistar, o que é diretamente proporcional à receita gerada por essa fatia do mercado. 

No Brasil, um dos setores que vem se destacando desde 2020 é o varejo digital, que trouxe novas perspectivas para as empresas em crescimento e serviu de suporte na economia nacional, principalmente durante o período onde as medidas de restrição contra Covid-19 impossibilitava as atividades comerciais físicas. 

Podemos entender a ideia de participação de mercado sob diversos aspectos. Seja qual for o parâmetro utilizado, o objetivo é determinar, por meio de porcentagens, o quanto empresas dentro do mesmo campo de atividades se sobressaem diante de outras. 

Se imaginarmos o mercado potencial de uma empresa de determinado setor como uma pizza, o Market Share seria a fatia desse público que consome os seus produtos e serviços. Nesse caso, estamos lidando com a penetração da marca, um dado importante para planejar e avaliar as ações de Marketing da empresa. 

Também podemos avaliar a porção de mercado sob o ponto de vista do volume de vendas ou até mesmo do número de usuários, caso a companhia atue na indústria de ativos digitais. 

Outra maneira de enxergarmos o Market Share é como um reflexo do tamanho da operação da empresa perante seus competidores, algo que está intimamente ligado ao valor da marca, e da companhia, em si no mercado. 

Quando falamos de market share e e-commerce brasileiro não podemos deixar de falar do Mercado Livre. A empresa é o 5° site mais acessado do Brasil, tendo um montante de 52 milhões de visitantes mensalmente. Com o market share de 33%, o Mercado Livre registra 6 m buscas e 9 vendas por segundo. 

O segundo lugar pertence as Lojas Americanas, que no primeiro trimestre de 2021 mostrou que as vendas referentes ao marketplace totalizaram R$ 5,6 bilhões. O crescimento é de 105,1%, comparado com o mesmo período do ano anterior. A companhia possui um market share de 16%. 

 A multinacional Amazon, criada por Jeff Bezos representa, atualmente, 11% do market share do e-commerce brasileiro. A companhia está no país em 2012 e em 2017 passou a diversificar seus produtos e o próprio marketplace. 

Desde que fundou seu site de vendas digitais, em 2009, a empresa Casas Bahia possui um market share de 10%. Dentro dos resultados da controladora da marca, é possível ver que, só em marketplace, as vendas brutas totalizaram R$ 1,04 bilhão no primeiro trimestre de 2021. 

 A mesma fatia de mercado é obtida pela Magazine Luiza que é considerada pioneira do e-commerce brasileiro ao lançar seu site de compras em 2000. 

No primeiro trimestre de 2021, o comércio digital representou 70,3% das vendas totais da empresa.