O desempenho do primeiro trimestre do Banco ABC (ABCB4) foi bastante positivo. A companhia registrou um lucro líquido de R$190 milhões nos primeiros três meses de 2023 e apresentou um crescimento de 3,7% em comparação ao mesmo período de 2022.
O bom início de ano indica um 2023 bastante promissor para o banco, como confirmou o diretor de RI, Ricardo Moura, em coversa com o BP Money. “O nosso negócio tem um pouco de sazonalidade. Então o primeiro tri é historicamente mais suave que os outros e o último tri mais forte. Isso porque temos muita operação de virada de balanço, tem menos dias corridos no primeiro trimestre, versos outros trimestres e de um modo geral, a economia tem férias e tal. A nossa perspectiva é que tenhamos uma geração de ativos e uma dinâmica de atividade crescente ao longo do ano, como a gente viu em anos passados”, projeta o executivo.
Para Moura, o destaque do período foi o crescimento da margem de clientes. O banco encerrou o 1T23 com um crescimento de 20% na margem de clientes, em relação ao mesmo trimestre de 2022, e de 2,9% se comparado ao trimestre anterior, atingindo um Spread com Clientes de 4,4% no período.
Alem disso, a carteira de crédito expandida apresentou um crescimento de 0,9% no 1T23 e de 16,2% nos últimos 12 meses, com destaque para o crescimento do segmento Corporate, com uma expansão de 2,5% no trimestre e de 21,9% nos últimos 12 meses, correspondendo a 57,6% da Carteira de Crédito Expandida. Outro destaque foi o crescimento anual do segmento Middle, com uma expansão de 38,0% nos últimos 12 meses e representando 9,1% da Carteira de Crédito Expandida.
“Tivemos um crescimento interessante de carteira ao longo desse primeiro trimestre que vamos combinar não foi um trimestre fácil. Temos um ambiente de taxa de juros de dois dígitos e um evento de uma empresa que teve uma recuperação judicial no mercado, oo que fez a gente aumentar o provisinamento de 30% para 70% por cento. Então mesmo fazendo isso, a gente conseguiu dar um retorno de 14,4%”, pontuou Moura.
Em 2022, o ABC apurou um Lucro Líquido de R$800,2 milhões em 2022, um crescimento de 39,9% em relação a 2021, enquanto o Retorno sobre Patrimônio Anualizado (ROAE) no período foi de 16,2%, um crescimento de 343 pontos base em relação a 2021. Considerando apenas o 4º trimestre do ano, o Lucro Líquido atingiu R$197,3 milhões, uma redução de 9,6% no trimestre e um crescimento de 21,8% em relação ao mesmo período do ano anterior – equivalente a um ROAE de 15,3%.
Novas Iniciativas
Mantendo a estratégia de aumentar o portfólio e incrementar sua oferta de produtos e serviços, o Banco ABC Brasil obteve aprovação do BC (Banco Central) para a criação da ABC Brasil IB Holding, empresa a ser controlada pelo ABC Brasil e que terá seus principais executivos como acionistas em uma estrutura de partnership, apostando no aumento da relevância da atividade dentro do banco. O Banco Central também aprovou a constituição de um veículo dedicado à área de Credit Recovery, iniciativa de análise e precificação de carteiras de crédito não performadas, bem como de inteligência da gestão de recebíveis.