Negócios

Abilio Diniz morre aos 87 anos em São Paulo

Abilio Diniz estava internado há cerca de um mês com pneumonia e esteve na UTI do hospital Albert Einstein durante todo o período

O empresário Abilio Diniz morreu na noite deste domingo (18), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, vítima de insuficiência respiratória. Ele havia sido internado há cerca de um mês com pneumonia e esteve na UTI do hospital durante todo o período.

De acordo com as informações do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, Abilio estava de férias em janeiro em Aspen (EUA), se recuperando de duas cirurgias no joelho. Lá, começou a passar mal e retornou ao Brasil.

Um dos empresários mais conhecidos e renomados do País, Abilio Diniz fez a pequena doceria da família se tornar um dos maiores negócios do Brasil: o Grupo Pão de Açúcar (PCAR3).

Diniz assumiu o comando do grupo na década de 1990, onde atuou até 2013, após uma longa disputa judiciária com seu sócio francês, o Casino.

Além do Pão de Açúcar, também se destacou como empreendedor e foi acionista do Carrefour Brasil, ocupando a vice-presidência do conselho de administração do Carrefour Brasil, além de integrar o board do Carrefour mundial, sendo um dos maiores acionistas.

A Península, a empresa de participações da família Diniz, é atualmente o segundo maior acionista do Carrefour. Detém 8,4% de participação e 13,73% do capital votante — à sua frente somente a família Moulin. Abilio era o presidente do conselho da Península.

Abilio Diniz era amante dos esportes

Apesar de ter feito toda sua carreira no mundo varejista, o torcedor fanático do São Paulo era um apaixonado por esportes. Até fazer suas recentes cirurgias no joelho, tinha uma rotina dura, de quase duas horas diárias de exercícios com peso e corridas na esteira.

Abilio era conhecido por dar conselhos sobre longevidade, cuidados com a saúde e sugestões de rotinas de exercícios a seus interlocutores, como políticos, jornalistas ou funcionários.

Abilio Diniz teve seis filhos, dezoito netos, além de bisnetos. O filho caçula, Miguel, nasceu em 2009, quando o empresário tinha 72 anos. Ele também enfrentou uma tragédia pessoal com a morte do filho João Paulo, aos 58 anos, em 2022.