A Associação Brasileira de Startups (Abstartups) anunciou Ingrid Barth, fundadora do banco digital Linker, como nova presidente da associação. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo nos onze anos de história da associação e substituirá Felipe Matos, que passará, a partir de 2023, a atuar como vice-presidente.
“Me sinto muito privilegiada e honrada em ter sido eleita presidente da Abstartups. Isso nos dará oportunidade de não apenas continuar o trabalho que estamos fazendo, mas também de dar um sinal claro que não apenas a associação, mas também o mercado, estão caminhando para um ambiente mais diverso”, comentou Barth em nota.
Ela também disse que existem muitos desafios e projetos pela frente, mas que está muito otimista, porque sabe que o Brasil está fazendo um trabalho excelente com relação ao empreendedorismo e ao ecossistema de inovação, que precisa ser continuado e amplamente divulgado no mundo. “Agradeço a todos os associados, comunidade, ecossistema e demais atores a confiança e espero responder a altura”, disse Barth.
Segundo a Abstartups, o anúncio da nova presidência foi feito durante a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (CASE) 2022, após realização da Assembleia Geral Ordinária realizada no dia 11 de novembro, junto aos associados.
Mulheres são 20% das fundadoras de startups, segundo Abstartups
Em um novo mapeamento divulgado no evento, a Abstartups mostrou que apenas 20% das pessoas fundadoras de startups são mulheres no Brasil. A estatística faz parte do Mapeamento do Ecossistema de Startups de 2022.
O levantamento também apontou que 56% das startups estão concentradas no Sudeste, e 36,6% no estado de São Paulo. O Norte é a região com o menor número de startups, com apenas 5,3%, segundo o estudo.
Ainda, 46% das empresas que participaram do estudo foram fundadas a partir de 2020.
A Abstartups tem mais de 7,5 mil associados e já realizou 150 eventos, com mais de 180 mil empreendedores ao longo dos seus onze anos de existência.