Alibaba (BABA4): dona da AliExpress troca de CEO

Gigante do comércio eletrônico chinês, a Alibaba Group (BABA4), dona da AliExpress, anunciou a substituição do seu CEO

Gigante do comércio eletrônico chinês, a Alibaba Group (BABA4), dona da AliExpress, anunciou a substituição do seu CEO e presidente do conselho Daniel Zhang, que estava há oito anos à frente da empresa. 

O vice-presidente executivo Joseph Tsai, confidente de longa data do bilionário cofundador Jack Ma, assumirá o cargo de presidente do conselho. Já Eddie Wu, presidente das principais divisões de comércio online Taobao e Tmall do Alibaba, ocupará a cadeira de CEO da companhia.

A saída inesperada de Zhang acontece depois que o Alibaba anunciou uma reestruturação que desmembrou a companhia em seis. A mudança é uma tentativa de aumentar o crescimento, além de criar uma família de líderes autônomos em negócios de computação em nuvem e logística para o comércio internacional.

Zhang permanecerá como chefe do negócio de nuvem. Ele assumiu o comando em 2015 depois de ganhar destaque como um dos arquitetos do “novo varejo” da empresa. A iniciativa é destinada a unir o varejo físico e on-line, além de estender o domínio do grupo em áreas de shoppings e supermercados. Ele se tornou presidente alguns anos depois, quando o crescimento aumentou e o grupo e se tornou a empresa mais valiosa da China.

Atualmente, a companhia está avaliada em US$ 240 bilhões.

Alibaba reporta lucro de US$ 2,4 mi no 1T23

EM maio, a Alibaba comunicou ao mercado os resultados do primeiro trimestre de 2023 (1T23), em que reportou lucro líquido de 23,5 milhões de yuans  (ou US$ 2,4 milhões), em seu quarto trimestre fiscal.

Sendo assim, o Alibaba reverteu o prejuízo de 16,2 milhões de yuans do mesmo período em 2022. O lucro por ADR da companhia chinesa neste trimestre foi de 9 yuans (ou US$ 1,31), ante perda de 6,07 yuans um ano antes. 

Nesse sentido, com ajustes, o ganho por ADR do Alibaba no período somou 10,71 yuans, (ou US$ 1,56), superando as expectativas do mercado de 9,44 yuans.

A receita, por sua vez, registrou um leve crescimento anual de 2% no primeiro trimestre, a 208,2 milhões de yuans (ou US$ 30,3 milhões). Um pouco abaixo do consenso  do mercado 208,7 milhões de yuans.

Além disso, Alibaba informou nesta quinta (18) que sua diretoria aprovou proposta de lançar uma oferta pública inicial (IPO) de ações da Freshippo, sua cadeia varejista de mantimentos e produtos frescos. A companhia espera que todas as unidades, busquem financiamento externo e abram o capital.

A gigante varejista anunciou no início deste ano planos de reestruturação em seis unidades após uma repressão regulatória de dois anos ao setor de tecnologia da China. 

Por fim, a receita da divisão de nuvem do Alibaba neste período foi de 18,6 bilhões de iuans. Ou seja, uma queda de 2% em relação ao ano anterior.

As ações listadas nos Estados Unidos da companhia de tecnologia chinesa recuavam 4,8%, para U$ 86,30.

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