ChatGPT: Alibaba promove testes para rivalizar com IA

O nome, parcialmente derivado do antigo filósofo chinês Mencius, pode ser traduzido como “A verdade de mil perguntas”

O Grupo Alibaba está promovendo testes com sua ferramenta interna de inteligência artificial da empresa, na tentativa de rivalizar com o ChatGPT, da americana OpenAI. 

A unidade de computação em nuvem da empresa está oferecendo códigos de convite a alguns clientes corporativos para que possam experimentar o modelo de linguagem generativa chamado “Tongyi Qianwen”.

O nome, parcialmente derivado do antigo filósofo chinês Mencius, pode ser traduzido como “A verdade de mil perguntas”. 

O site do Alibaba Cloud para o serviço está disponível apenas em chinês, sugerindo que ele pode ser usado principalmente para processar consultas no idioma doméstico da gigante do comércio eletrônico.

A OpenAI, criadora do ChatGPT, deu início a um frenesi de interesse pela tecnologia, já que seus serviços prometem reformular modelos de negócios, desde buscas e publicidade on-line até assistência médica.

Um dos investidores é a Microsoft, que está “contribuindo” com US$ 10 bilhões na OpenAI, no que é visto como uma tentativa de desafiar o Google.

O ‘hype’ da China sobre os rivais do ChatGPT foi iniciado pelo provedor de mecanismos de busca Baidu Inc., cujo lançamento do Ernie Bot, em março, não conseguiu impressionar os investidores. 

ChatGPT é banido na Itália e está sendo investigado

A Agência de Proteção de Dados da Itália ordenou o bloqueio imediato e provisório do ChatGPT, nesta sexta-feira (31). A agência acusou a desenvolvedora do robô, a OpenAI, de “recolhimento ilegal de informações pessoais”. A companhia estadunidense deve comunicar dentro do prazo de 20 dias as medidas que tomará sobre a solicitação da instituição.

Além disso, a entidade afirma que o serviço não consegue verificar a idade dos usuários, “expondo os menores a respostas que são absolutamente inadequadas no que diz respeito ao seu grau de desenvolvimento e autoconsciência”. Vale lembrar que, de acordo com as políticas do ChatGPT, apenas pessoas acima de 13 anos podem usar o aplicativo.

A empresa responsável pela tecnologia ainda não comentou o assunto, mas deverá tomar uma posição para corresponder com os pedidos das autoridades italianas. O prazo é de 20 dias, “sob pena de uma penalização de até 20 milhões de euros ou até 4% do volume de negócios global anual da marca.”

O ChatGPT é uma inteligência artificial (IA) que interage com humanos e fornece soluções em texto para diversos tipos de questionamentos. O software é capaz de criar histórias, responder a dúvidas, aconselhar, resolver problemas matemáticos e de realizar várias outras atividades, com uma linguagem fluida e natural, semelhante à humana.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile