A Alura adquiriu a FIAP, faculdade direcionada a graduação e pós-graduação em tecnologia, sediada em São Paulo. O valor da transação não foi divulgado por nenhuma das empresas. Com a fusão, a Alura deverá ter um faturamento de cerca de R$ 420 milhões em 2022. As informações são do “Brazil Journal” e foram divulgadas nesta quinta-feira (18).
A aquisição da FIAP permitirá à Alura a entrada no mercado de ensino superior. A Alura é uma plataforma de aulas de programação online, fundada em 2004.
Em 2021, a Alura desenhou alguns planos para o futuro e um deles era o de entrar no mercado de faculdades, o que será possível com a compra da FIAP.
A FIAP foi fundada em 2002 como uma escola técnica. Atualmente, a empresa possui três unidades de ensino superior, todas em São Paulo, localizadas na Avenida Paulista, Vila Olímpia e Vila Mariana. A companhia conta com mais de 10 mil alunos em 16 cursos de graduação diferentes.
A venda da FIAP foi coordenada pelo Itaú BBA. A Alura contou com a assessoria do UBS BB na operação. As companhias esperam se complementar, juntando forças para atuar no mercado educacional de forma completa. Isso porque a Alura trabalha com cursos livres e a FIAP está no mercado regulado.
FIAP e Alura deverão criar novos cursos de graduação EAD, que correspondem atualmente a quase 50% dos alunos da FIAP.