Negócios

Amazon (AMZO34) e iRobot (IRBT) desistem de fusão após oposição da UE

O acordo foi anunciado pela Amazon (AMZO34) em agosto de 2022, como uma forma de ampliação para sua oferta de produtos domésticos inteligentes

A Amazon (AMZO34) e a iRobot (IRBT), empresa que fabrica robôs aspiradores de pó, anunciaram nesta segunda-feira (29) que desistiram dos planos de fusão. Isso por conta da oposição manifestada pelos órgãos de defesa da concorrência da União Europeia.

A Amazon (AMZO34) relatou que sua proposta de aquisição da iRobot (IRBT), não tinha como obter aprovação regulatória na União Europeia, de acordo com a Reuters. O veículo chegou a informar no começo de janeiro sobre o bloqueio que o acordo enfrentaria pela Comissão Europeia, por receio de que a Amazon (AMZO34) pudesse deixar os rivais no marketplace da iRobot para trás, principalmente na França, Alemanha, Itália e Espanha.

A iRobot (IRBT) divulgou que tinha um plano de reestruturação significativo para reduzir custos. Segundo a Reuters, a empresa disse que cortará cerca de 31% de sua força de trabalho, ou 350 funcionários. A fabricante informou ainda a renúncia do cargo de presidente-executivo, por parte de Colin Angle. 

O acordo foi anunciado pela Amazon (AMZO34) em agosto de 2022, como uma forma de ampliação para sua oferta de produtos domésticos inteligentes. “Estamos desapontados com o fato de que a aquisição da iRobot pela Amazon não pôde prosseguir”, disse David Zapolsky, conselheiro geral da Amazon.

“Acreditamos no futuro da robótica de consumo em casa e sempre fomos fãs dos produtos da iRobot”, concluiu. 

Depois desse anúncio, os papéis da iRobot (IRBT) operam em queda de 7,12% na Nasdaq, por volta das 15h55 (horário de Brasília), cotadas a US$ 15,78.

Amazon (AMZO34) promove demissões de funcionários da Prime Video

A Amazon (AMZO34) anunciou a demissão de centenas de funcionários em seus negócios Prime Video e estúdios. De acordo com a Bloomberg, Mike Hopkins, que dirige a divisão de streaming de vídeo e estúdios, que inclui a unidade MGM que a empresa adquiriu no ano passado, anunciou os cortes em um e-mail aos funcionários na quarta-feira, 10 de janeiro.

“Ao longo do ano passado, analisamos quase todos os aspectos do nosso negócio com o objetivo de melhorar nossa capacidade de oferecer ainda mais filmes, programas de TV e esportes ao vivo inovadores em uma experiência de entretenimento personalizada e fácil de usar para nossos clientes globais ”, escreveu Hopkins no memorando.

“Como resultado, identificamos oportunidades para reduzir ou descontinuar investimentos em determinadas áreas, ao mesmo tempo em que aumentamos nosso investimento e nos concentramos em iniciativas de conteúdo e produtos que proporcionam o maior impacto”, complementou.

A Amazon realizou demissões contínuas no final de 2022 e início de 2023 que totalizaram mais de 27.000 funcionários, os maiores cortes na história da empresa.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile