Tecnologia

Amazon dobra investimentos na startup de IA Anthropic

Novo investimento é de US$ 4 bilhões

Foto: Amazon / Unsplash
Foto: Amazon / Unsplash

A Amazon (AMZO34) vai investir US$ 4 bilhões na startup de IA (inteligência artificial) Athropic, como anunciou a empresa nesta sexta-feira (22). Após o novo aporte, a Amazon dobra seus investimentos na startup, com um total de US$ 8 bilhões, mas comunicou que deve seguir como investidora minoritária.

Segundo a startup conhecida pelo chatbot Claude, a Amazon vai se tornar sua principal parceira em treinamentos de modelos de IA, disse o “InfoMoney”. A Anthropic vai treinar e implementar seus modelos básicos nos chips Trainium e Inferentia, da Amazon.

Amazon (AMZO34) lucra US$ 15,33 bi no 3TR24 e supera previsões

Amazon (AMZO34), gigante norte-americana do varejo online e mercado de streaming, reportou um lucro líquido de US$ 15,33 bilhões no terceiro trimestre deste ano, equivalente a um crescimento de 55% ante o mesmo período de 2023. 

A projeção do mercado era que a Amazon tivesse um lucro de R$ 12,21 bilhões no período, conforme as estimativas compiladas pela FactSet. No after hour da Bolsa, as ações da empresa saltavam após a divulgação do balanço.

Entre os demais indicadores, a Amazon registrou um ganho por ação foi de US$ 1,43, acima do US$ 1,14 por ação da previsão de analistas. 

Outro avanço além das estimativas foi no faturamento líquido do período, que totalizou US$ 158,9 bilhões, valor equivalente a alta de 11% na comparação anual.

A projeção da própria companhia é que as vendas líquidas no 4º trimestre devem chegar entre US$ 181,5 bilhões e US$ 188,5 bilhões, ou que expressem um avanço entre 7% e 11% na base anual. 

A empresa informou que essa projeção antecipa um impacto desfavorável de aproximadamente 10 pontos base das taxas de câmbio. 

No segmento América do Norte, as vendas da Amazon aumentaram 9% na base de comparação anual, chegando a US$ 95,5 bilhões, segundo o “InfoMoney”. O desempenho internacional mostrou alta de 12% na mesma base. Já a as vendas do segmento AWS aumentaram 19% ano após ano.