Avaliada em US$ 1,88 trilhão em junho de 2021, a Amazon (AMZO34) atingiu um recorde negativo ao perder US$ 1 trilhão desde então. A companhia fundada por Jeff Bezos foi uma das mais afetadas em meio a alta de juros nos EUA e uma expectativa de recessão.
Ao contrário do início da pandemia, quando investidores avaliavam a Amazon como uma das grandes campeãs, por seu market share de 38% no e-commerce americano, a situação agora é inversa.
Cenário para as big techs preocupa
O cenário para as big techs em geral tem sido negativo. As maiores empresas do mundo perderam ao menos US$ 4 trilhões em valor de mercado, com a Microsoft vindo logo atrás, com queda de US$ 900 bilhões.
A Meta (FBOK34), dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, também aparece na lista, com US$ 700 bilhões a menos (sendo a que mais perdeu em termos proporcionais). A Tesla, de Elon Musk, aparece com US$ 500 bilhões a menos em valor.
A recessão que deve afetar os EUA em 2023, além da perda de poder de compra das famílias com a inflação neste ano, tem levado diversas empresas a reduzirem suas expectativas de crescimento em receita.
No caso da Amazon, a empresa espera crescer entre 2-8% em 2023, um número razoável para uma empresa comum, mas não para o histórico da Amazon. Jeff Bezos, que deixou o cargo de CEO em 2021, perde US$66 bilhões em patrimônio na esteira da queda das ações de sua maior empresa.