A Amazon) pode ser multada em até R$ 11,6 milhões após cancelar compras de usuários que conseguiram produtos de graça em promoção com cupons cumulativos, disse o chefe de gabinete do Procon-SP, Guilherme Farid, ao Money Times.
No entanto, para que a multa seja aplicada é necessário ficar comprovado que a empresa não cometeu nenhum “erro grosseiro”.
“O Procon-SP notificou a empresa e quer entender inclusive a quantidade de consumidores que foram afetados, se milhares de consumidores foram atingidos fica difícil para empresa comprovar que esse foi um erro crasso ou grosseiro”, afirma Farid.
A Amazon tem até o dia 31 de janeiro para responder o órgão de defesa do consumidor.
Em nota, a companhia disse que a promoção concedia um desconto não cumulativo de R$ 15 na primeira compra efetuada no site. No entanto, houve um problema no sistema que foi rapidamente corrigido.
“Após a identificação do problema, foram cancelados os pedidos que não haviam sido enviados e que estavam em desacordo aos Termos e Condições”, explica a empresa.
Nas redes sociais, diversos internautas relataram que, com a junção de vários cupons, era possível levar um Kindle gratuitamente.