Amazon Web Services (AWS) divulgou que deve iniciar um projeto de incentivo ao desenvolvimento de novas tecnologias espaciais no país. A companhia assinou nesta quarta-feira (16) um Termo de Intenção Estratégica e Cooperação com a Agência Espacial Brasileira (AEB).
Desta forma, a AEB e a Amazon irão trabalhar juntas em programas nacionais de pesquisa e desenvolvimento espacial. A empresa de tecnologia também irá fornecer treinamentos, apoios comerciais e fundos de crédito para startups do setor.
“O acordo com a AWS é um passo importante para fomentar nossa indústria espacial, no momento em que o Brasil visa inserir-se mais fortemente no mercado espacial, como, por exemplo, no segmento de acesso ao espaço, com o espaçoporto de Alcântara”, disse Carlos Augusto Teixeira de Moura, presidente da (AEB).
De acordo com a multinacional, também será criado o Programa de Patrocínio de Dados Abertos com objetivo de estabelecer um repositório centralizado de dados espaciais.
A Agência Especial Brasileira e AWS pretendem se engajar em discussões sobre políticas, estratégias e medidas regulatórias nacionais, em apoio aos objetivos espaciais civis, comerciais e de segurança.
O termo assinado prevê três iniciativas: implementação de programas nacionais de pesquisa e desenvolvimento espacial; programa de Patrocínio de Dados Abertos da AWS; política, estratégia e apoio regulatório para o desenvolvimento espacial.