Ambev (AMBEV3) muda de estratégia para se tornar “plataforma de marcas”

Maior cervejaria da América Latina aposta na digitalização de negócios com foco em Zé delivery e Bees. “Ser apenas uma companhia de bebidas não nos representa mais”, afirma CEO da companhia, Jean Jereissati.

A  Ambev (AMBEV3), reconhecida como a maior cervejaria da América Latina, busca se reinventar no mercado com a diversificação de seus negócios. A empresa, que vem investindo em tecnologia e análise de dados, anunciou que o objetivo agora é se tornar uma “plataforma de marcas”. A declaração ocorreu durante o primeiro dia do Investidor Day da companhia, na terça-feira (12).

Apostando na digitalização de negócios, a Ambev (AMBEV3) busca se tornar referência em todo o ecossistema que envolve a venda de bebidas. Quem indicou esse novo caminho foi o próprio CEO (presidente-executivo, na sigla em inglês) da companhia, Jean Jereissati, ao indicar que “ser apenas uma companhia de bebidas não nos representa mais”. 

A nova postura reflete a preocupação da empresa em melhorar o desempenho do retorno sobre o capital investido, diminuindo o foco na participação de mercado. “Estamos obcecados agora por crescimento. No passado estávamos viciados em market share. Estamos olhando agora para o longo prazo, entendendo locais onde devemos crescer mais, entendendo melhor os clientes e consumidores”, afirmou o CEO. 

“Quando nós paramos de olhar para market share toda a semana é que ficamos mais livres para trabalharmos o longo prazo”, acrescentou.

Os primeiros passos para esse novo projeto têm como estratégia base criar uma companhia “ambidestra”, conforme informado por Jereissati. Para isso, a Ambev (AMBEV3) tem adotado iniciativas de inovação voltadas para seus principais clientes. 

A plataforma para entrega de bebidas Zé Delivery, focado no consumidor final, é uma das guinadas em direção à estratégia. Criado em 2015, o aplicativo atingiu 4,9 milhões de usuários ativos em dezembro de 2021 e tem sido destaque nos balanços da Ambev desde o início da pandemia. 

Além do app, a companhia conta com o Bees, plataforma que permite a bares e restaurantes comprar itens que vão além da cerveja. Lançado no final de 2019, o app atingiu a marca de 370 mil clientes em 2021 e ainda tem potencial para crescer mais 80% em número de clientes segundo cálculos da Ambev. 

Segundo Jereissati e outros executivos da companhia, a intenção da Ambev (AMBEV3) para a Bees, é manter o marktplace separado da cervejaria, ganhando escala ao longo do tempo enquanto reforça sua presença em praças onde já está presente. Além disso, a empresa avalia ofertas de serviços adicionais como a modalidade de “click & collect” de produtos.

Estima-se que mais de 70% dos clientes ativos da Ambev (AMBEV3) fazem compras usando o Bees. Já o Zé Delivery atendeu mais de 15 milhões de pedidos em 2021.

Atualmente, a Ambev (AMBEV3) é a 14ª maior empresa do país em receita líquida e controla cerca de 69% do mercado brasileiro de cerveja. A empresa possui mais de 30 cervejarias, maltarias, refrigeranteiras, fábrica de rótulos, rolha e vidro, além de seis centros de excelência espalhados pelo Brasil.

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