A Americanas (AMER3) ficou quatro dias com o site fora do ar, o que resultou em uma perda considerável de receita. De acordo com o balanço do primeiro trimestre da empresa, a companhia teve uma perda de R$ 923 milhões por conta do “incidente de segurança (perda de venda)”.
A Americanas teve um prejuízo líquido de R$ 137 milhões no acumulado dos tres primeiros meses do ano. O indicador é 38,8% menor em relação ao mesmo período no ano passado (224 milhões).
Americanas: analistas avaliam empresa de forma positiva
Contudo, a leitura de alguns analistas não foi negativa. Em entrevista à coluna “Radar Econômico” da “Veja”, a Genial Investimentos afirma que o balanço da companhia foi melhor do que o das empresas concorrentes, Magazine Luiza e Via. “A Americanas possui um portfólio de produtos mais diversificado — lê-se menos dependente de linha branca, que geram maior resiliência diante desse cenário macroeconômico mais desafiador. Nossa recomendação é de compra”.
O comando da varejista afirmou na última sexta-feira (13), que, após a normalização da plataforma, o fluxo de compradores cresceu rapidamente. Em entrevista ao “Valor”, o diretor de relações com investidores, Raoni Lapagesse, declarou que a companhia tem contabilizado um aumento no ritmo de crescimento desde o terceiro trimestre de 2021.
“Somos menos dependentes de tíquetes altos e no primeiro trimestre, já com inflação e juros mais altos, conseguimos crescer, mesmo com o incidente de segurança, acima da concorrencia”, afirmou o executivo ao “Valor”.
A receita líquida das Americanas subiu 28,4% de janeiro a março em relação ao mesmo período de 2021. As cifras chegaram a R$ 6,7 bilhões. No digital, as vendas somaram R$ 4,8 bilhões, registrando uma expansão de 24,3%. A operação de lojas físicas teve alta de 27,7% com cifras de R$ 3,2 bilhões.