A Americanas (AMER3) foi multada em R$ 11 milhões pelo Procon-MG por danos aos consumidores. O órgão alega que a varejista descumpriu ofertas, cancelou compras e não entregou produtos adquiridos por consumidores em seu site de vendas.
O Ministério Público de Minas Gerais informou que as reclamações de consumidores no estado alcançou a marca de 445 no site Reclame Aqui, entre 4 de janeiro de 2020 e 4 de janeiro de 2022. As reclamações vão desde o descumprimento de ofertas pela empresa e seus parceiros até a indisponibilidade de estoque de produtos vendidos no site.
Em nota, o MP apontou que, na visão do Procon, a empresa tem “lesado a coletividade” e, por isso, aplicou a multa administrativa.”A medida foi tomada, conforme a decisão do órgão do MPMG, para evitar reiteração de infrações futuras e para preservar o funcionamento normal do mercado consumidor, de acordo com o que está previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC)”, disse o Ministério Público.
Segundo o MP, a apuração se iniciou com a representação de um consumidor, que efetuou a compra no site da Americanas mas teve seu pedido negado sob a justificativa que o produto não estava disponível em estoque. O consumidor foi reembolsado.
“Com base na reclamação desse consumidor, o Procon-MG apurou que esse tipo de infração estava ocorrendo de forma recorrente pela Americanas S/A e por seus parceiros”, disse a entidade em comunicado.
Trabalhadores da Americanas fazem manifestações no País
Os trabalhadores da Lojas Americanas iniciaram uma manifestação nacional nesta sexta-feira (3), em defesa de seus direitos diante da crise que a empresa enfrenta após o rombo bilionário revelado no último mês.
O movimento foi organizado pelo Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro, mas conta com dirigentes e centrais sindicais de todo o Brasil. A Americanas, que entrou em recuperação judicial por conta da dívida, é um dos maiores empregadores do país, com cerca de 45 mil trabalhadores diretos e cerca de 1.800 lojas físicas.
Por volta das 12h20 (horário de Brasília) desta sexta-feira (03), as ações da Americanas (AMER3) operavam em queda de 5,36%, a R$ 1,59.