A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) instaurou o oitavo processo para apurar as circunstâncias da crise da Americanas (AMER3). O procedimento foi aberto na Gerência de Orientação aos Investidores a partir da reclamação de um investidor.
A Americanas deu entrada em processo de recuperação judicial na quinta-feira (19), após reportar “inconsistências contábeis” em 11 de janeiro. O número do processo, que tem a data de domingo (22), é 19957.000759/2023-16.
Americanas (AMER3): CII reduz participação na varejista
A Americanas (AMER3) informou, em comunicado ao mercado no domingo (22), que a CII (Capital International Investors) reduziu sua participação acionária na varejista de 7,04% para 4,07%. A participação do investidor norte-americano é equivalente agora a 36.770.436 ações ordinárias, segundo o comunicado publicado nesta segunda (23).
A empresa não mencionou quando as operações para redução da fatia foram feitas e o motivo para as transações. A Americanas teve aceito na semana passada um dos maiores pedidos de recuperação judicial da história do país, pressionada por dívidas de R$ 43 bilhões.
Americanas (AMER3): lista de credores será publicada nesta semana
A Americanas (AMER3) deve divulgar um dos passos mais aguardados do processo de recuperação judicial de uma empresa, a partir de segunda-feira (23). A varejista deverá publicar a lista de credores completa, que conta com mais de 16 mil nomes. As informações são do “Valor Econômico”.
O jornal destacou que a chance da empresa divulgar essa lista ainda neste fim de semana é mínima, já que a tarefa é complexa e exige uma checagem detalhada dos dados que serão apresentados à Justiça.
Na última quinta-feira (19), data da decisão proferida pelo juiz Paulo Assed Estefan sobre a Recuperação Judicial da varejista, a Justiça estabeleceu o prazo de 48 horas para a apresentação de todos os credores da Americanas.